https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15594
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Forma-ação no plantio solidário: a educabilidade do mutirão |
Autor(es): | Gomes, Júlia Guerra de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Angélica Cosenza |
Membro da banca: | Martins, André Silva |
Resumo: | O Projeto Plantio Solidário surge na Zona da Mata mineira em 2022, proposto pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em parceria com outras organizações e coletivos militantes. No momento em que a fome volta a ser alarmante na sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que o agronegócio bate recordes de lucros, o projeto visa produzir coletivamente alimentos agroecológicos. A produção é destinada para famílias em vulnerabilidade situadas em territórios periféricos urbanos da cidade de Juiz de Fora e região, que são convidadas a vivenciarem os mutirões e a experiência formativa que eles pressupõem. É intuito do projeto Plantio Solidário que haja espaço para trocas e reflexões críticas sobre as contradições da sociedade capitalista, bem como a aproximação com os movimentos sociais e com a agroecologia. O presente trabalho analisa as experiências formativas experimentadas pelos sujeitos participantes do projeto, em especial dos sujeitos representantes das famílias mobilizadas para compreender a educabilidade dos mutirões dentro do projeto. A metodologia é a pesquisa-ação, envolvendo a inserção ativa no projeto Plantio Solidário, a elaboração de notas de observação e a realização de entrevistas semiestruturadas . Interessa-me compreender as reflexões acerca da realidade socioambiental constituídas ao longo do processo, e os saberes gestados na própria experiência desses sujeitos (famílias mobilizadas). Revelo que que há uma interessante conexão formativa que parte do trabalho coletivo dos mutirões, e que interliga a agroecologia, a educação ambiental crítica e a organicidade própria dos movimentos sociais, em especial a do MST, mas que também encontra certos limites. A compreensão, por exemplo, sobre o conceito de Agronegócio, central na problemática contemporânea do Brasil, não foi plenamente assimilada pelos sujeitos entrevistados. Porém, a educabilidade do mutirão se apresenta, com potencialidades e limites próprios da experiência coletiva e concreta do Plantio Solidário |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Formação política Agroecologia Educação ambiental crítica MST Fome Soberania alimentar |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15594 |
Data do documento: | 14-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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