https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15594
File | Description | Size | Format | |
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juliaguerradeoliveiragomes.pdf | 759.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Angélica Cosenza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/5695876294831067 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, André Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/0792955379609832 | pt_BR |
dc.creator | Gomes, Júlia Guerra de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T13:58:52Z | - |
dc.date.available | 2023-07-14 | - |
dc.date.available | 2023-07-18T13:58:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15594 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O Projeto Plantio Solidário surge na Zona da Mata mineira em 2022, proposto pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em parceria com outras organizações e coletivos militantes. No momento em que a fome volta a ser alarmante na sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que o agronegócio bate recordes de lucros, o projeto visa produzir coletivamente alimentos agroecológicos. A produção é destinada para famílias em vulnerabilidade situadas em territórios periféricos urbanos da cidade de Juiz de Fora e região, que são convidadas a vivenciarem os mutirões e a experiência formativa que eles pressupõem. É intuito do projeto Plantio Solidário que haja espaço para trocas e reflexões críticas sobre as contradições da sociedade capitalista, bem como a aproximação com os movimentos sociais e com a agroecologia. O presente trabalho analisa as experiências formativas experimentadas pelos sujeitos participantes do projeto, em especial dos sujeitos representantes das famílias mobilizadas para compreender a educabilidade dos mutirões dentro do projeto. A metodologia é a pesquisa-ação, envolvendo a inserção ativa no projeto Plantio Solidário, a elaboração de notas de observação e a realização de entrevistas semiestruturadas . Interessa-me compreender as reflexões acerca da realidade socioambiental constituídas ao longo do processo, e os saberes gestados na própria experiência desses sujeitos (famílias mobilizadas). Revelo que que há uma interessante conexão formativa que parte do trabalho coletivo dos mutirões, e que interliga a agroecologia, a educação ambiental crítica e a organicidade própria dos movimentos sociais, em especial a do MST, mas que também encontra certos limites. A compreensão, por exemplo, sobre o conceito de Agronegócio, central na problemática contemporânea do Brasil, não foi plenamente assimilada pelos sujeitos entrevistados. Porém, a educabilidade do mutirão se apresenta, com potencialidades e limites próprios da experiência coletiva e concreta do Plantio Solidário | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação política | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
dc.subject | MST | pt_BR |
dc.subject | Fome | pt_BR |
dc.subject | Soberania alimentar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Forma-ação no plantio solidário: a educabilidade do mutirão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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