Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15593
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mirielydasilveiraferreira.pdf688.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do ensino de libras nas escolas para a inclusão de alunos surdos
Autor(es): Ferreira, Miriely da Silveira
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Souza, Queila Érica Taligliatti
Resumo: O presente artigo discute a educação inclusiva de surdos nas escolas regulares e como o ensino de Libras através de uma abordagem bilíngue é importante para esse processo de inclusão. Ensinar Libras nas escolas contribui não só para a interação dos alunos surdos, mas também para o ensino do respeito às diferenças. Saber conviver com as diferenças do outro é um dos maiores fatores para conseguirmos viver de fato uma sociedade inclusiva. A escola precisa estar preparada para que essa inclusão seja efetivamente exercida, considerando que a linguagem é uma das principais maneiras de comunicação e interação e por isso é necessário o ensino de Libras para que haja comunicação e interação entre pessoas ouvintes e pessoas surdas. Este artigo foi desenvolvido por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa através dos aportes teóricos de Bueno (2008), Grande (2006) e Sassaki (1998) na perspectiva de educação inclusiva, como também nas teorias dos autores Cromack (2004), Perlin (1998), Strobel (2008), Magnani (2007) e Lacerda (2006) a respeito da cultura e identidade surda na educação e Damázio (2007), Quadros (2005), Silva; Favorito (2008) sobre o modo de educação bilíngue direcionada aos alunos surdos. Diante dos resultados do estudo podemos concluir o quanto a prática bilíngue contribui para a formação dos alunos e que através dessa prática é que promovemos a verdadeira inclusão
Abstract: -
Palavras-chave: Inclusão
Libras
Surdos
Educação Bilíngue
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15593
Data do documento: 10-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons