https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15593
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mirielydasilveiraferreira.pdf | 688.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Queila Érica Taligliatti | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/4272932534849578 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Miriely da Silveira | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T13:56:14Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10 | - |
dc.date.available | 2023-07-18T13:56:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15593 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo discute a educação inclusiva de surdos nas escolas regulares e como o ensino de Libras através de uma abordagem bilíngue é importante para esse processo de inclusão. Ensinar Libras nas escolas contribui não só para a interação dos alunos surdos, mas também para o ensino do respeito às diferenças. Saber conviver com as diferenças do outro é um dos maiores fatores para conseguirmos viver de fato uma sociedade inclusiva. A escola precisa estar preparada para que essa inclusão seja efetivamente exercida, considerando que a linguagem é uma das principais maneiras de comunicação e interação e por isso é necessário o ensino de Libras para que haja comunicação e interação entre pessoas ouvintes e pessoas surdas. Este artigo foi desenvolvido por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa através dos aportes teóricos de Bueno (2008), Grande (2006) e Sassaki (1998) na perspectiva de educação inclusiva, como também nas teorias dos autores Cromack (2004), Perlin (1998), Strobel (2008), Magnani (2007) e Lacerda (2006) a respeito da cultura e identidade surda na educação e Damázio (2007), Quadros (2005), Silva; Favorito (2008) sobre o modo de educação bilíngue direcionada aos alunos surdos. Diante dos resultados do estudo podemos concluir o quanto a prática bilíngue contribui para a formação dos alunos e que através dessa prática é que promovemos a verdadeira inclusão | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A importância do ensino de libras nas escolas para a inclusão de alunos surdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License