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dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Queila Érica Taligliatti-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/4272932534849578pt_BR
dc.creatorFerreira, Miriely da Silveira-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T13:56:14Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-18T13:56:14Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15593-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo discute a educação inclusiva de surdos nas escolas regulares e como o ensino de Libras através de uma abordagem bilíngue é importante para esse processo de inclusão. Ensinar Libras nas escolas contribui não só para a interação dos alunos surdos, mas também para o ensino do respeito às diferenças. Saber conviver com as diferenças do outro é um dos maiores fatores para conseguirmos viver de fato uma sociedade inclusiva. A escola precisa estar preparada para que essa inclusão seja efetivamente exercida, considerando que a linguagem é uma das principais maneiras de comunicação e interação e por isso é necessário o ensino de Libras para que haja comunicação e interação entre pessoas ouvintes e pessoas surdas. Este artigo foi desenvolvido por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa através dos aportes teóricos de Bueno (2008), Grande (2006) e Sassaki (1998) na perspectiva de educação inclusiva, como também nas teorias dos autores Cromack (2004), Perlin (1998), Strobel (2008), Magnani (2007) e Lacerda (2006) a respeito da cultura e identidade surda na educação e Damázio (2007), Quadros (2005), Silva; Favorito (2008) sobre o modo de educação bilíngue direcionada aos alunos surdos. Diante dos resultados do estudo podemos concluir o quanto a prática bilíngue contribui para a formação dos alunos e que através dessa prática é que promovemos a verdadeira inclusãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducação Bilínguept_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA importância do ensino de libras nas escolas para a inclusão de alunos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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