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Type: Tese
Title: Vivências de estudantes trans* na Universidade Federal do Maranhão
Author: Silva, Cibelle Cristina Lopes e
First Advisor: Castro, Roney Polato de
Referee Member: Ferrari, Anderson
Referee Member: Perez, Carolina dos Santos Bezerra
Referee Member: Santos, Sandro Prado
Referee Member: Brício, Vilma Nonato de
Resumo: A tese tem como eixo central problematizar as vivências de estudantes trans* na Universidade Federal do Maranhão, uma vez que a entrada e a permanência de pessoas trans* na Universidade pública convocam-nos a tencionar a Educação brasileira, as nossas práticas educativas, os nossos materiais didáticos, as nossas relações com as identidades, problemáticas que constituem o processo de construção dos sujeitos em meio a saberes. Fruto de experiências docentes nessa universidade, a pesquisa surgiu a partir de inquietações produzidas com enunciados de pessoas trans* que cursavam as disciplinas Didática I e II. Os diálogos da investigação foram construídos na interlocução com perspectivas pós-estruturalistas das relações de gêneros, sexualidades e educação, com os estudos foucaultianos e também com as produções brasileiras de pessoas trans*. A estratégia metodológica utilizada foi a entrevista narrativa, considerando a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Discutiram-se os processos de constituição dos sujeitos e os modos de subjetivação que atravessavam as pessoas que participaram da pesquisa. Com isso, foram narrados encontros e desencontros, descobertas e desafios que, considerando determinados contextos e tempos históricos, expressaram as vivências de pessoas trans* na sua relação com a universidade. Questões como a luta pelo nome social, experiências com o uso do banheiro, questionamentos sobre silenciamentos das pessoas trans* nos currículos, experiências com a passabilidade e com a transfobia foram elementos centrais das narrativas que conduziram a problematizar modos de constituição das pessoas participantes da pesquisa. Embora as experiências das pessoas trans* se aproximem em muitos aspectos, argumentamos que elas constroem diferentes modos de ser, de agir, de se posicionar no mundo e produzem trajetórias heterogêneas e singulares.
Abstract: The thesis has as its central axis to problematize the experiences of trans* students at the Federal University of Maranhão, once the entrance and the permanency of trans* People in public universities call us to intend Brazilian Education, our educational practice, our courseware, our relationship with identities, problematic that constitute the process of construction of subjects in the midst of knowledge. As a result of teaching experiences at this university, the research arise from the inquietations produced with statements of trans* people that attended the Didática I and II subjects. The dialogues of investigation were constructed on interlocution with poststructuralist perspectives of gender relations, sexualities and education, with the foucauldian studies and also the productions of brazilian trans* people. The methodological strategy utilized in the research was a narrative interview, considering the analysis of discourse on foucauldian inspiration. They argued the processes of constitution subjects and the ways of subjectivation that crossed through people who participated in the research. With that, were narrated agreements and mismatches, discoveries and challenges that, considering certain contexts and historical times, expressed the experiences of trans* people with their relationship with the university. Questions as the fight for social name, experiences with the use of bathroom, questions about the silencing of trans* people on CVs, experiences with the passability and with the transphobia were central elements from the narratives that conducted to problematize modes of constitution of the people who participated in the research. Although the experiences of trans* people approach in many aspects, arguments in which they constructed different modes of being, of act, to position themselves in the world and produce heterogeneous and singular paths.
Keywords: Pessoas trans
Universidade
Experiência
Subjetivação
Educação
Trans people
University
Experience
Subjectivation
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00055
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15568
Issue Date: 20-Jun-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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