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dc.contributor.advisor1Castro, Roney Polato de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Perez, Carolina dos Santos Bezerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Sandro Prado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee4Brício, Vilma Nonato de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorSilva, Cibelle Cristina Lopes e-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T11:11:28Z-
dc.date.available2023-07-13-
dc.date.available2023-07-14T11:11:28Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15568-
dc.description.abstractThe thesis has as its central axis to problematize the experiences of trans* students at the Federal University of Maranhão, once the entrance and the permanency of trans* People in public universities call us to intend Brazilian Education, our educational practice, our courseware, our relationship with identities, problematic that constitute the process of construction of subjects in the midst of knowledge. As a result of teaching experiences at this university, the research arise from the inquietations produced with statements of trans* people that attended the Didática I and II subjects. The dialogues of investigation were constructed on interlocution with poststructuralist perspectives of gender relations, sexualities and education, with the foucauldian studies and also the productions of brazilian trans* people. The methodological strategy utilized in the research was a narrative interview, considering the analysis of discourse on foucauldian inspiration. They argued the processes of constitution subjects and the ways of subjectivation that crossed through people who participated in the research. With that, were narrated agreements and mismatches, discoveries and challenges that, considering certain contexts and historical times, expressed the experiences of trans* people with their relationship with the university. Questions as the fight for social name, experiences with the use of bathroom, questions about the silencing of trans* people on CVs, experiences with the passability and with the transphobia were central elements from the narratives that conducted to problematize modes of constitution of the people who participated in the research. Although the experiences of trans* people approach in many aspects, arguments in which they constructed different modes of being, of act, to position themselves in the world and produce heterogeneous and singular paths.pt_BR
dc.description.resumoA tese tem como eixo central problematizar as vivências de estudantes trans* na Universidade Federal do Maranhão, uma vez que a entrada e a permanência de pessoas trans* na Universidade pública convocam-nos a tencionar a Educação brasileira, as nossas práticas educativas, os nossos materiais didáticos, as nossas relações com as identidades, problemáticas que constituem o processo de construção dos sujeitos em meio a saberes. Fruto de experiências docentes nessa universidade, a pesquisa surgiu a partir de inquietações produzidas com enunciados de pessoas trans* que cursavam as disciplinas Didática I e II. Os diálogos da investigação foram construídos na interlocução com perspectivas pós-estruturalistas das relações de gêneros, sexualidades e educação, com os estudos foucaultianos e também com as produções brasileiras de pessoas trans*. A estratégia metodológica utilizada foi a entrevista narrativa, considerando a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Discutiram-se os processos de constituição dos sujeitos e os modos de subjetivação que atravessavam as pessoas que participaram da pesquisa. Com isso, foram narrados encontros e desencontros, descobertas e desafios que, considerando determinados contextos e tempos históricos, expressaram as vivências de pessoas trans* na sua relação com a universidade. Questões como a luta pelo nome social, experiências com o uso do banheiro, questionamentos sobre silenciamentos das pessoas trans* nos currículos, experiências com a passabilidade e com a transfobia foram elementos centrais das narrativas que conduziram a problematizar modos de constituição das pessoas participantes da pesquisa. Embora as experiências das pessoas trans* se aproximem em muitos aspectos, argumentamos que elas constroem diferentes modos de ser, de agir, de se posicionar no mundo e produzem trajetórias heterogêneas e singulares.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPessoas transpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrans peoplept_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectSubjectivationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleVivências de estudantes trans* na Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.typeTesept_BR
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