Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15567
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anabeatrizbaldoferreira.pdf529.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As relações entre literatura infantil e alfabetização na obra de Magda Soares
Author: Ferreira, Ana Beatriz Baldo
First Advisor: Rocha, Juliano Guerra
Referee Member: Magalhães, Luciane Manera
Referee Member: Calegário , Selma Maria de Oliveira
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre literatura infantil e alfabetização na obra da pesquisadora e professora Magda Soares, especialmente no seu livro Alfaletar: toda criança pode aprender a ler e escrever, publicado em 2020. A referida autora sempre procurou esclarecer que toda criança pode aprender ler e escrever, mesmo com as suas especificidades e, durante toda a sua vida, realizou estudos e pesquisas que embasam a sua afirmação. Dessa forma, o trabalho buscou apresentar argumentos que demostram a importância da literatura infantil no contexto da sala de aula, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como principal fonte os escritos e palestras de Soares. Conclui-se sobre a importância do texto como eixo central nesse processo de aprendizagem do sistema de escrita alfabética e dos usos e funções sociais da linguagem, concebendo o texto literário e o livro infantil como possíveis articuladores entre a alfabetização e o letramento, portanto, baseando-se em Antonio Candido, um direito de todo ser humano
Abstract: -
Keywords: Alfabetização
Literatura Infantil
Magda Soares
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15567
Issue Date: 10-Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons