Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15567
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
anabeatrizbaldoferreira.pdf529.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Juliano Guerra-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/1944535179478135pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Luciane Manera-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/7679506538051741pt_BR
dc.contributor.referee2Calegário , Selma Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.br/3555321070519572pt_BR
dc.creatorFerreira, Ana Beatriz Baldo-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-13T14:03:41Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-13T14:03:41Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15567-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre literatura infantil e alfabetização na obra da pesquisadora e professora Magda Soares, especialmente no seu livro Alfaletar: toda criança pode aprender a ler e escrever, publicado em 2020. A referida autora sempre procurou esclarecer que toda criança pode aprender ler e escrever, mesmo com as suas especificidades e, durante toda a sua vida, realizou estudos e pesquisas que embasam a sua afirmação. Dessa forma, o trabalho buscou apresentar argumentos que demostram a importância da literatura infantil no contexto da sala de aula, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como principal fonte os escritos e palestras de Soares. Conclui-se sobre a importância do texto como eixo central nesse processo de aprendizagem do sistema de escrita alfabética e dos usos e funções sociais da linguagem, concebendo o texto literário e o livro infantil como possíveis articuladores entre a alfabetização e o letramento, portanto, baseando-se em Antonio Candido, um direito de todo ser humanopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectMagda Soarespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAs relações entre literatura infantil e alfabetização na obra de Magda Soarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons