https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15567
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
anabeatrizbaldoferreira.pdf | 529.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Juliano Guerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/1944535179478135 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magalhães, Luciane Manera | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/7679506538051741 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Calegário , Selma Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | lattes.cnpq.br/3555321070519572 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Ana Beatriz Baldo | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T14:03:41Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10 | - |
dc.date.available | 2023-07-13T14:03:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15567 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre literatura infantil e alfabetização na obra da pesquisadora e professora Magda Soares, especialmente no seu livro Alfaletar: toda criança pode aprender a ler e escrever, publicado em 2020. A referida autora sempre procurou esclarecer que toda criança pode aprender ler e escrever, mesmo com as suas especificidades e, durante toda a sua vida, realizou estudos e pesquisas que embasam a sua afirmação. Dessa forma, o trabalho buscou apresentar argumentos que demostram a importância da literatura infantil no contexto da sala de aula, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como principal fonte os escritos e palestras de Soares. Conclui-se sobre a importância do texto como eixo central nesse processo de aprendizagem do sistema de escrita alfabética e dos usos e funções sociais da linguagem, concebendo o texto literário e o livro infantil como possíveis articuladores entre a alfabetização e o letramento, portanto, baseando-se em Antonio Candido, um direito de todo ser humano | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Magda Soares | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | As relações entre literatura infantil e alfabetização na obra de Magda Soares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License