https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15567
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
anabeatrizbaldoferreira.pdf | 529.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As relações entre literatura infantil e alfabetização na obra de Magda Soares |
Autor(es): | Ferreira, Ana Beatriz Baldo |
Primeiro Orientador: | Rocha, Juliano Guerra |
Membro da banca: | Magalhães, Luciane Manera |
Membro da banca: | Calegário , Selma Maria de Oliveira |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre literatura infantil e alfabetização na obra da pesquisadora e professora Magda Soares, especialmente no seu livro Alfaletar: toda criança pode aprender a ler e escrever, publicado em 2020. A referida autora sempre procurou esclarecer que toda criança pode aprender ler e escrever, mesmo com as suas especificidades e, durante toda a sua vida, realizou estudos e pesquisas que embasam a sua afirmação. Dessa forma, o trabalho buscou apresentar argumentos que demostram a importância da literatura infantil no contexto da sala de aula, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como principal fonte os escritos e palestras de Soares. Conclui-se sobre a importância do texto como eixo central nesse processo de aprendizagem do sistema de escrita alfabética e dos usos e funções sociais da linguagem, concebendo o texto literário e o livro infantil como possíveis articuladores entre a alfabetização e o letramento, portanto, baseando-se em Antonio Candido, um direito de todo ser humano |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Alfabetização Literatura Infantil Magda Soares |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15567 |
Data do documento: | 10-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons