Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15567
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anabeatrizbaldoferreira.pdf529.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As relações entre literatura infantil e alfabetização na obra de Magda Soares
Autor(es): Ferreira, Ana Beatriz Baldo
Primeiro Orientador: Rocha, Juliano Guerra
Membro da banca: Magalhães, Luciane Manera
Membro da banca: Calegário , Selma Maria de Oliveira
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre literatura infantil e alfabetização na obra da pesquisadora e professora Magda Soares, especialmente no seu livro Alfaletar: toda criança pode aprender a ler e escrever, publicado em 2020. A referida autora sempre procurou esclarecer que toda criança pode aprender ler e escrever, mesmo com as suas especificidades e, durante toda a sua vida, realizou estudos e pesquisas que embasam a sua afirmação. Dessa forma, o trabalho buscou apresentar argumentos que demostram a importância da literatura infantil no contexto da sala de aula, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como principal fonte os escritos e palestras de Soares. Conclui-se sobre a importância do texto como eixo central nesse processo de aprendizagem do sistema de escrita alfabética e dos usos e funções sociais da linguagem, concebendo o texto literário e o livro infantil como possíveis articuladores entre a alfabetização e o letramento, portanto, baseando-se em Antonio Candido, um direito de todo ser humano
Abstract: -
Palavras-chave: Alfabetização
Literatura Infantil
Magda Soares
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15567
Data do documento: 10-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons