Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15557
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
julianogueira.pdf418.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Método simplex: a matemática como itinerário formativo para a formação no eixo gestão e negócios
Autor(es): Nogueira, Júlia
Orientador: Toon, Eduard
Miembros Examinadores: Afonso, Luís Fernando Crocco
Miembros Examinadores: Liboni Filho, Paulo Antônio
Resumo: Além da larga aplicabilidade no cotidiano de diversas pessoas, a resolução de problemas se apresenta como uma metodologia de ensino de grande potencial como, por exemplo, a tomada de decisão diante de várias possibilidades. Inserido nessa metodologia, atrelada especificamente à área do conhecimento de Matemática e suas Tecnologias, a Modelagem Matemática é uma excelente ferramenta para enriquecer os processos formadores no Ensino Básico. Nesse viés, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de projeto pedagógico, no campo da logística, por abordar o Método Simplex na resolução de problemas de otimização linear com potencial para ser utilizado em totalidade e/ou aprimorado como material, consistente com a reformulação do Ensino Médio que apresenta, além de formação técnica e profissional, os itinerários formativos que atuam em conjunto, e com profundidade, às áreas do conhecimento estabelecidas. O projeto embasa-se nas definições e resultados matemáticos que apresentam e corroboram o Método Simplex, elencando, como produto final, alguns problemas no campo da produção, resolvidos através de um algoritmo com o auxílio de abordagens gráficas (para menores dimensões) servindo como material norteador para docentes que empregarão tais itinerários na área de Matemática e suas Tecnologias. A descrição e aplicação dessa metodologia são apresentadas e discutidas no presente trabalho.
Resumen : In addition to its wide applicability in the daily lives of many people, solving problems presents itself as a teaching methodology with great potential such as, for example, decision-making in the face of various possibilities. Inserted in this methodology, specifically linked to the area of knowledge of Mathematics and its Technologies, Mathematical Modeling is an excellent tool to enrich the formative processes in Basic Education. In this bias, the present work aims to present a proposal for a pedagogical project, in the field of logistics, by approaching the Simplex Method in solving linear optimization problems with the potential to be used in its entirety and/or improved as material, consistent with the reformulation of Secondary Education that presents, beyond to technical and professional training, the formative itineraries that work together, and in depth, with the established areas of knowledge. The project is based on definitions and mathematical results that present and corroborate the Simplex Method, listing, as a final product, some problems in the field of production, solved through an algorithm with the aid of graphical approaches (for smaller dimensions) serving as a guiding material for teachers who will use such itineraries in the area of Mathematics and its Technologies. The description and application of this methodology are presented and discussed in this work.
Palabras clave : Itinerários formativos
Otimização linear
Método simplex
Formative Itineraries
Linear optimization
Simplex method
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15557
Fecha de publicación : 19-abr-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons