Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15557
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianogueira.pdf418.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Toon, Eduard-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Afonso, Luís Fernando Crocco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Liboni Filho, Paulo Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorNogueira, Júlia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T11:35:01Z-
dc.date.available2023-07-11-
dc.date.available2023-07-12T11:35:01Z-
dc.date.issued2023-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15557-
dc.description.abstractIn addition to its wide applicability in the daily lives of many people, solving problems presents itself as a teaching methodology with great potential such as, for example, decision-making in the face of various possibilities. Inserted in this methodology, specifically linked to the area of knowledge of Mathematics and its Technologies, Mathematical Modeling is an excellent tool to enrich the formative processes in Basic Education. In this bias, the present work aims to present a proposal for a pedagogical project, in the field of logistics, by approaching the Simplex Method in solving linear optimization problems with the potential to be used in its entirety and/or improved as material, consistent with the reformulation of Secondary Education that presents, beyond to technical and professional training, the formative itineraries that work together, and in depth, with the established areas of knowledge. The project is based on definitions and mathematical results that present and corroborate the Simplex Method, listing, as a final product, some problems in the field of production, solved through an algorithm with the aid of graphical approaches (for smaller dimensions) serving as a guiding material for teachers who will use such itineraries in the area of Mathematics and its Technologies. The description and application of this methodology are presented and discussed in this work.pt_BR
dc.description.resumoAlém da larga aplicabilidade no cotidiano de diversas pessoas, a resolução de problemas se apresenta como uma metodologia de ensino de grande potencial como, por exemplo, a tomada de decisão diante de várias possibilidades. Inserido nessa metodologia, atrelada especificamente à área do conhecimento de Matemática e suas Tecnologias, a Modelagem Matemática é uma excelente ferramenta para enriquecer os processos formadores no Ensino Básico. Nesse viés, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de projeto pedagógico, no campo da logística, por abordar o Método Simplex na resolução de problemas de otimização linear com potencial para ser utilizado em totalidade e/ou aprimorado como material, consistente com a reformulação do Ensino Médio que apresenta, além de formação técnica e profissional, os itinerários formativos que atuam em conjunto, e com profundidade, às áreas do conhecimento estabelecidas. O projeto embasa-se nas definições e resultados matemáticos que apresentam e corroboram o Método Simplex, elencando, como produto final, alguns problemas no campo da produção, resolvidos através de um algoritmo com o auxílio de abordagens gráficas (para menores dimensões) servindo como material norteador para docentes que empregarão tais itinerários na área de Matemática e suas Tecnologias. A descrição e aplicação dessa metodologia são apresentadas e discutidas no presente trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectItinerários formativospt_BR
dc.subjectOtimização linearpt_BR
dc.subjectMétodo simplexpt_BR
dc.subjectFormative Itinerariespt_BR
dc.subjectLinear optimizationpt_BR
dc.subjectSimplex methodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleMétodo simplex: a matemática como itinerário formativo para a formação no eixo gestão e negóciospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons