Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15495
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adrianadeoliveiratoledo.pdf2.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
adrianadeoliveiratoledo-produtoeducacional.pdf312.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Literacia na educação financeira escolar: vídeo como recurso educacional para uma educação matemática crítica
Autor(es): Toledo, Adriana de Oliveira
Primeiro Orientador: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Membro da banca: Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
Membro da banca: Scortegagna, Liamara
Resumo: O estudo apresenta a reflexão e análise de uma proposta didática desenvolvida com estudantes do 7º ano de uma escola pública de Juiz de Fora, MG. Este cenário buscou identificar, apresentar e explorar situações que promovam o debate e a reflexão sobre temas financeiros como decisões, necessidade e desejo, orçamento, planejamento através do diálogo como meio de compartilhar experiências e perspectivas. O objetivo deste estudo foi investigar as possibilidades de pensamento crítico no contexto das finanças, levando em consideração a realidade dos estudantes, e a dinâmica dos encontros nas aulas de matemática buscou respostas para a seguinte pergunta: A produção de vídeos contribui na literacia financeira, especificamente, a tomada de decisão? E de que modo esses recursos colaboram para a construção de conhecimentos matemáticos? Em consonância com autores que estudam a Educação Financeira (EF) e, em especial, a Educação Financeira Escolar (EFE), propusemos os objetivos gerais: uma série de atividades relacionadas à EF baseadas em ideias e pressupostos da EMC, voltadas para o desenvolvimento de cidadãos autônomos e capazes de tomar decisões mais assertivas nas diversas situações do dia a dia, além de apresentar alguns conceitos da EF com foco no consumo consciente e utilizar o vídeo com base na produção dos estudantes, vinculando a literacia financeira e a tomada de decisão. Diante disso, foi realizada uma análise qualitativa do material produzido durante as atividades, bem como dos vídeos produzidos pelos estudantes como culminância destas atividades, apresentando questões pertinentes em diferentes contextos para abordar a EF. As principais descobertas deste estudo indicam que é possível aprimorar características como reflexão crítica nas atividades de sala de aula abordando a EF. O vídeo proporcionou, a alunos e professores, oportunidades de diálogo que valorizavam perspectivas e experiências pessoais, bem como oportunidades de melhoria nos processos de aprendizagem com ensino mais significativo. O produto educacional foi desenvolvido na forma de um curso de capacitação, trazendo ideias de uso de recursos digitais, especificamente vídeo e memes, para auxiliar professores e alunos a se engajarem em suas aulas.
Abstract: The study presents the reflection and analysis of a didactic proposal developed with 7th grade students from a public school in Juiz de Fora, MG. This scenario sought to identify, present and explore situations that promote debate and reflection on financial topics such as decisions, need and desire, budgeting, planning through dialogue as a means of sharing experiences and perspectives. The objective of this study was to investigate the possibilities of critical thinking in the context of finances, considering the reality of the students, and the dynamics of the meetings in mathematics classes sought answers to the following question: Does the production of videos contribute to financial literacy, specifically, decision making? And how do these resources contribute to the construction of mathematical knowledge? In line with authors who study Financial Education (FE) and, in particular, School Financial Education (EFE), we proposed the following general objectives: a series of activities related to EF based on ideas and assumptions of CME, aimed at the development of autonomous citizens who are able to make more assertive decisions in various situations of everyday life, as well as to present some concepts of EF focused on conscious consumption and use the video based on the students' production, linking financial literacy and decision making. In view of this, a qualitative analysis of the material produced during the activities was carried out, as well as of the videos produced by the students as a culmination of these activities, presenting pertinent issues in different contexts to approach EF. The main findings of this study indicate that it is possible to enhance characteristics such as critical reflection in classroom activities addressing PE. The video provided students and teachers with opportunities for dialogue that valued personal perspectives and experiences, as well as opportunities to improve learning processes with more meaningful teaching. The educational product was developed as a training course, bringing ideas for using digital resources, specifically video and memes, to help teachers and students engage in their classes.
Palavras-chave: Educação matemática
Produção de vídeos
Educação financeira
Consumismo
Mathematics education
Video production
Financial education
Consumerism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15495
Data do documento: 13-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons