Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15476
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianasoaresdacosta.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
marianasoaresdacosta-cadernopedagogico.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Desmascarando as fake news no ensino fundamental: reflexão linguística a favor da formação cidadã
Author: Costa, Mariana Soares da
First Advisor: Sigiliano, Natália Sathler
Referee Member: Fonseca, Carolina Alves
Referee Member: Pinton, Francieli Matzenbacher
Resumo: O presente trabalho versa sobre a importância de se desenvolver no espaço escolar, junto aos discentes, novas habilidades que se fazem necessárias devido ao avanço do uso da internet e das novas tecnologias, visando contribuir para que o aluno exerça uma cidadania crítica e plena. A pesquisa, construída no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, tem o objetivo de verificar aspectos discursivos das fake news, além de explanar sobre proposta e aplicação de condução didática sobre o tema, contribuindo para a abordagem desse gênero textual na escola (LEGROSKY, 2020). No que compete ao ensino de língua portuguesa, como forma de auxiliar nesse processo, foi desenvolvida abordagem que visou propiciar ao aluno ferramentas de caráter linguístico e semiótico que o auxiliassem na detecção de fake news. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; TRIPP, 2005), aplicada em uma turma de 6º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro, em que foi realizada uma intervenção pedagógica. Partindo-se da aplicação de um questionário inicial, que teve o objetivo de conhecer o perfil dos alunos e suas habilidades no reconhecimento de uma fake news, foram criadas e aplicadas diversas atividades, com o propósito de proporcionar aos discentes ferramentas diversas que facilitassem a detecção de fake news por parte deles. Por meio dessas atividades, foram analisadas diversas fake news, priorizando a exploração dos aspectos linguísticos e semióticos para compreensão e análise desse gênero. Para tanto, adotou-se a concepção sociointeracionista da linguagem (KOCH; ELIAS, 2006) e a perspectiva da análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006). A partir da análise e do diagnóstico de questões linguísticas e semióticas frequentes nas fake news e da reflexão sobre elas, acreditava-se que o aluno desenvolveria habilidades de leitura e de checagem que permitiria estar mais atento ao tipo de informação que recebe e repassa. Com intuito de observar esse desenvolvimento, foram elaborados questionários como instrumentos de análise aplicados no início e ao final da intervenção e foi utilizado um diário de bordo para análise das aulas. Os resultados mostraram significativo progresso de conhecimentos dos alunos de detecção das fake News por meio do reconhecimento de pistas linguísticas, semióticas e de estratégias de verificação da veracidade dos textos.
Abstract: The present work deals with the importance of developing, in the school space, together with students, new skills that are necessary due to the advance in the use of the Internet and new technologies, aiming to contribute to the student to exercise a critical and full citizenship. The research, built within the scope of the Professional Master in Letters, has the goal of verifying discursive aspects of fake news, in addition to explaining the proposal and application of didactic conduction on the subject, contributing to the approach of this textual genre at school (LEGROSKY, 2020). With regard to the teaching of the Portuguese language, as a way of assisting in this process, an approach was developed that aimed to provide students with linguistic and semiotic tools that would help them detect fake news. To this end, an action-research was carried out (THIOLLENT, 1986; TRIPP, 2005), applied to a 6th grade elementary school class in the municipal education system of Rio de Janeiro, in which a pedagogical intervention was carried out. Starting from the application of an initial questionnaire, which had the objective of knowing the profile of the students and their abilities in the recognition of fake news, several activities were created and applied, with the purpose of providing students with different tools that facilitated the detection of fake news by them. Through these activities, several fake news were analyzed, prioritizing the exploration of linguistic and semiotic aspects for understanding and analysis of this genre. Therefore, the social interactionist conception of language (KOCH; ELIAS, 2006) and the perspective of linguistic analysis (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006) were adopted. From the analysis and diagnosis of frequent linguistic and semiotic issues in fake news and reflection on them, it was believed that the student would develop reading and checking skills that would allow him to be more alert to the type of information he receives and passes on. In order to observe this development, questionnaires were elaborated as instruments of analysis applied at the beginning and at the end of the intervention and a logbook was used to analyze the classes. The results showed significant progress in students’ knowledge of detecting fake news through the recognition of linguistic and semiotic clues and strategies for verifying the veracity of texts.
Keywords: Fake news
Análise linguística/semiótica
Ensino de língua portuguesa
Fake news
Linguistic/semiotic analysis
Portuguese language teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15476
Issue Date: 5-Apr-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons