https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1546
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ednadeoliveirafernandespereira.pdf | 727.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O papel do educador na prevenção ao consumo abusivo de drogas |
Autor(es): | Pereira, Edna de Oliveira Fernandes |
Primeiro Orientador: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Membro da banca: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Membro da banca: | Dutra, Rogeria Campos de Almeida |
Membro da banca: | Rodrigues, Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na E.E. São João da Escócia, no município de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. Esta pesquisa procurou desvelar a importância da capacitação em serviço e também a percepção da comunidade escolar acerca do Projeto Drogas Fique Limpo Desta. O referido projeto teve como objetivo capacitar os profissionais da educação da escola acima citada para trabalhar com o eixo saúde, presente nos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, em especial a prevenção ao consumo abusivo de drogas. O objeto da investigação foi a análise dos pontos positivos e negativos do projeto que foi desenvolvido nos anos de 2009 e 2010 naquela instituição de ensino. O procedimento metodológico para coleta de dados baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores, especialistas e direção da escola. A análise dos depoimentos e das respostas revelou que, após um ano de implantação do mesmo, os educadores da Escola Estadual São João da Escócia não deram sequência as atividades propostas no projeto. Várias foram as causas atribuídas a não continuidade do projeto. Entre elas destacam-se a falta de um coordenador da escola que responsabilizasse pelo mesmo e o acúmulo de atribuições emanadas do sistema central. Também foi possível constatar a dificuldade dos professores de trabalhar de forma interdisciplinar, conforme determinam os PCNs quando se tratam de temas transversais. Estas conclusões serviram de subsídios para elaboração de um Plano de Atendimento Educacional, com uma nova roupagem para a próxima edição do referido projeto que acontecerá na Escola Estadual Paula Frassinetti, no mesmo município. Finalmente o trabalho destacou a importância da capacitação em serviço, pois o mundo atual requer dos profissionais habilidades para lidar com situações novas para as quais a formação inicial muitas vezes não os preparou. Assim, projetos que contemplem a capacitação em serviço são uma boa solução para preparar estes profissionais para lidarem com as novas exigências presentes em seu cotidiano. |
Abstract: | This dissertation is the result of research conducted at E.E. São João da Escócia, in the town of São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. This research was aimed at unveiling the importance of in-service training and also the perception by the community regarding the Drug Project Stay Clear of This. Such project had as its goal to train education professional of the aforementioned school to work with the health axis, presented in the Transversal Themes of the PCNs, especially the prevention of drug abuse. The investigation was centered on the positive and negative points of the project, developed between 2009 and 2010 in that educational institution. The methodological procedures of data gathering were based on semi structured interviews with teachers, specialists and the school management. The analysis of the statements and answers revealed that, after a year of implantation, the educators of the Escola Estadual São João da Escócia did not continue the activities proposed on the project. Many causes were attributed to the non-continuity on the project. Among them we highlight the lack of a school coordinator who would be responsible for it and the accumulation of attribution emanating from the central system. It was also possible to verify the difficulty the teachers had in working in an interdisciplinary fashion, as determined by the PCNs when it comes to transversal themes. This conclusions served as subsides to the elaboration of an Educational Care Plan, with an new outline to the next edition of the referred project which will take place at Escola Estadual Paula Frassinetti, in the same town. Finally, the work highlighted the importance of in-service training, as the world nowadays requires professional skills to deal with new situation to which the initial training may not have prepared. Therefore, projects that contemplate in-service training are a good solution to prepare these professionals to deal with the new demands presented in their daily lives. |
Palavras-chave: | Capacitação Educação Prevenção Training Education Prevention |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1546 |
Data do documento: | 14-Nov-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.