Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1546
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ednadeoliveirafernandespereira.pdf727.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702089E5pt_BR
dc.contributor.referee2Dutra, Rogeria Campos de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701438Y3pt_BR
dc.creatorPereira, Edna de Oliveira Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4464581Y0pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-28T13:16:28Z-
dc.date.available2016-06-24-
dc.date.available2016-06-28T13:16:28Z-
dc.date.issued2012-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1546-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research conducted at E.E. São João da Escócia, in the town of São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. This research was aimed at unveiling the importance of in-service training and also the perception by the community regarding the Drug Project Stay Clear of This. Such project had as its goal to train education professional of the aforementioned school to work with the health axis, presented in the Transversal Themes of the PCNs, especially the prevention of drug abuse. The investigation was centered on the positive and negative points of the project, developed between 2009 and 2010 in that educational institution. The methodological procedures of data gathering were based on semi structured interviews with teachers, specialists and the school management. The analysis of the statements and answers revealed that, after a year of implantation, the educators of the Escola Estadual São João da Escócia did not continue the activities proposed on the project. Many causes were attributed to the non-continuity on the project. Among them we highlight the lack of a school coordinator who would be responsible for it and the accumulation of attribution emanating from the central system. It was also possible to verify the difficulty the teachers had in working in an interdisciplinary fashion, as determined by the PCNs when it comes to transversal themes. This conclusions served as subsides to the elaboration of an Educational Care Plan, with an new outline to the next edition of the referred project which will take place at Escola Estadual Paula Frassinetti, in the same town. Finally, the work highlighted the importance of in-service training, as the world nowadays requires professional skills to deal with new situation to which the initial training may not have prepared. Therefore, projects that contemplate in-service training are a good solution to prepare these professionals to deal with the new demands presented in their daily lives.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na E.E. São João da Escócia, no município de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. Esta pesquisa procurou desvelar a importância da capacitação em serviço e também a percepção da comunidade escolar acerca do Projeto Drogas Fique Limpo Desta. O referido projeto teve como objetivo capacitar os profissionais da educação da escola acima citada para trabalhar com o eixo saúde, presente nos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, em especial a prevenção ao consumo abusivo de drogas. O objeto da investigação foi a análise dos pontos positivos e negativos do projeto que foi desenvolvido nos anos de 2009 e 2010 naquela instituição de ensino. O procedimento metodológico para coleta de dados baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores, especialistas e direção da escola. A análise dos depoimentos e das respostas revelou que, após um ano de implantação do mesmo, os educadores da Escola Estadual São João da Escócia não deram sequência as atividades propostas no projeto. Várias foram as causas atribuídas a não continuidade do projeto. Entre elas destacam-se a falta de um coordenador da escola que responsabilizasse pelo mesmo e o acúmulo de atribuições emanadas do sistema central. Também foi possível constatar a dificuldade dos professores de trabalhar de forma interdisciplinar, conforme determinam os PCNs quando se tratam de temas transversais. Estas conclusões serviram de subsídios para elaboração de um Plano de Atendimento Educacional, com uma nova roupagem para a próxima edição do referido projeto que acontecerá na Escola Estadual Paula Frassinetti, no mesmo município. Finalmente o trabalho destacou a importância da capacitação em serviço, pois o mundo atual requer dos profissionais habilidades para lidar com situações novas para as quais a formação inicial muitas vezes não os preparou. Assim, projetos que contemplem a capacitação em serviço são uma boa solução para preparar estes profissionais para lidarem com as novas exigências presentes em seu cotidiano.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPreventionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel do educador na prevenção ao consumo abusivo de drogaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.