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Clase: Dissertação
Título : Resolução da equação de terceiro grau no ensino médio
Autor(es): Alves, Diego Koenigkam
Orientador: Rosa, Valéria Mattos da
Miembros Examinadores: Feitosa, Frederico Sercio
Miembros Examinadores: Silva, Lucas Carvalho
Resumo: A matemática é uma ciência muito antiga, a qual está presente no cotidiano de todos como um poderoso e essencial instrumento. No que tange ao surgimento da Álgebra, cujo conteúdo desta dissertação abrange, existem relatos de que este ramo da matemática, provavelmente, obteve início na Babilônia, 1700 a.C. Importantes matemáticos renascentistas, como del Ferro, Tartaglia e Cardano, contribuíram para a descoberta de fórmulas resolutivas para equações cúbicas. Sendo este assunto frequente em vestibulares de grandes instituições faz-se necessário a contraposição da retirada deste conteúdo da atual BNCC, pois sua ausência restringe o conhecimento e dificulta o acesso às instituições públicas e privadas. Tendo em vista a ausência deste assunto nos novos materiais didáticos disponibilizados para a rede pública de ensino, este trabalho elaborou uma sequência didática visando sua possível utilização por parte dos educadores da rede. Para sua elaboração foi utilizado como método principal de resolução de equações cúbicas a fórmula de Cardano, associado ao método tradicional, existente em antigos livros didáticos. Tal metodologia foi escolhida pois demonstra grande eficiência e diminui possíveis situações adversas, possibilitando assim maior abrangência.
Resumen : Mathematics is a very old science, which is present in everyone’s daily life as a powerful and essential instrument. With regard to the emergence of Algebra, which the content of this dissertation covers, there are reports that this branch of mathematics probably started in Babylon, 1700 BC. Important renaissance mathematicians, such as del Ferro, Tartaglia and Cardano, contributed to the discovery of resolving formulas for cubic equations. Since this subject is frequent in entrance exams of large institutions, it is necessary to oppose the withdrawal of this content from the current BNCC, as its absence restricts knowledge and makes access to public and private institutions difficult. Considering the absence of this subject in the new didactic materials made available to the public school system, this work elaborated a didactic sequence aiming at its possible use by the network’s educators. For its elaboration, Cardano’s formula was used as the main method of solving cubic equations, associated with the traditional method, existing in textbooks. This methodology was chosen because it demonstrates great efficiency and reduces possible adverse situations, thus allowing greater coverage.
Palabras clave : Matemáticos italianos renascentistas
História da álgebra
Equações cúbicas
Fórmula de Cardano
Renaissance Italian mathematicians
History of algebra
Cubic equations
Cardano’s formula
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15431
Fecha de publicación : 21-mar-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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