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dc.contributor.advisor1Rosa, Valéria Mattos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Frederico Sercio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lucas Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorAlves, Diego Koenigkam-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T12:20:00Z-
dc.date.available2023-05-22-
dc.date.available2023-05-23T12:20:00Z-
dc.date.issued2023-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15431-
dc.description.abstractMathematics is a very old science, which is present in everyone’s daily life as a powerful and essential instrument. With regard to the emergence of Algebra, which the content of this dissertation covers, there are reports that this branch of mathematics probably started in Babylon, 1700 BC. Important renaissance mathematicians, such as del Ferro, Tartaglia and Cardano, contributed to the discovery of resolving formulas for cubic equations. Since this subject is frequent in entrance exams of large institutions, it is necessary to oppose the withdrawal of this content from the current BNCC, as its absence restricts knowledge and makes access to public and private institutions difficult. Considering the absence of this subject in the new didactic materials made available to the public school system, this work elaborated a didactic sequence aiming at its possible use by the network’s educators. For its elaboration, Cardano’s formula was used as the main method of solving cubic equations, associated with the traditional method, existing in textbooks. This methodology was chosen because it demonstrates great efficiency and reduces possible adverse situations, thus allowing greater coverage.pt_BR
dc.description.resumoA matemática é uma ciência muito antiga, a qual está presente no cotidiano de todos como um poderoso e essencial instrumento. No que tange ao surgimento da Álgebra, cujo conteúdo desta dissertação abrange, existem relatos de que este ramo da matemática, provavelmente, obteve início na Babilônia, 1700 a.C. Importantes matemáticos renascentistas, como del Ferro, Tartaglia e Cardano, contribuíram para a descoberta de fórmulas resolutivas para equações cúbicas. Sendo este assunto frequente em vestibulares de grandes instituições faz-se necessário a contraposição da retirada deste conteúdo da atual BNCC, pois sua ausência restringe o conhecimento e dificulta o acesso às instituições públicas e privadas. Tendo em vista a ausência deste assunto nos novos materiais didáticos disponibilizados para a rede pública de ensino, este trabalho elaborou uma sequência didática visando sua possível utilização por parte dos educadores da rede. Para sua elaboração foi utilizado como método principal de resolução de equações cúbicas a fórmula de Cardano, associado ao método tradicional, existente em antigos livros didáticos. Tal metodologia foi escolhida pois demonstra grande eficiência e diminui possíveis situações adversas, possibilitando assim maior abrangência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticos italianos renascentistaspt_BR
dc.subjectHistória da álgebrapt_BR
dc.subjectEquações cúbicaspt_BR
dc.subjectFórmula de Cardanopt_BR
dc.subjectRenaissance Italian mathematicianspt_BR
dc.subjectHistory of algebrapt_BR
dc.subjectCubic equationspt_BR
dc.subjectCardano’s formulapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleResolução da equação de terceiro grau no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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