Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15328
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
natassjariosferreira.pdf412.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Intercâmbio universitário e hospitalidade: o caso do Projeto Buddy na Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Ferreira, Natassja Rios
First Advisor: Corrêa, Raphaela Maciel
Referee Member: Braga, Humberto Fois
Referee Member: Rocha, Hugo Nogueira
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender como se dá a relação entre estudantes anfitriões e intercambistas, no acolhimento realizado pelo Projeto Buddy, filiado à Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para tanto, a pesquisa procurou entender a proposta e o funcionamento do referido Projeto, dialogando com uma revisão bibliográfica sobre temas como hospitalidade e estrangeiro, mobilidade acadêmica, acolhimento institucional e intercâmbio cultural. Complementa a metodologia da pesquisa, uma análise quantitativa e qualitativa das respostas obtidas a partir da aplicação, pela própria autora, de dois questionários semiestruturados e anônimos, aos intercambistas presentes na UFJF durante os anos de 2017 e 2018 e aos chamados buddies brasileiros presentes no projeto em análise, durante esse mesmo período. Tal análise possibilitou o entendimento da supracitada relação no contexto institucional e social em que se desenvolve, evidenciou a importância dos estudos de hospitalidade e acolhimento para a vida de intercambistas em um ambiente universitário, bem como a contribuição do Projeto Buddy para a UFJF e sua comunidade acadêmica, dado os diversos impactos positivos constatados. Concomitantemente, foi possível identificar algumas fragilidades e lacunas, para as quais esse trabalho traz proposições e sugestões para o melhoramento do Projeto Buddy como um todo e da relação entre intercambistas e anfitriões.
Abstract: The main goal of this paper is to comprehend how the relationship between host students and exchange students takes place in the reception process carried out by the Buddy Project from Universidade Federal De Juiz de Fora’s International Office. To this end, the research attempted to understand the proposal and functioning of the aforementioned Project, dialoguing with a bibliographical review on topics such as hospitality and foreigners, academic mobility, institutional reception and cultural exchange. Complements the research methodology, a quantitative and qualitative analysis of the answers obtained from the application, by the author herself, of two semi-structured and anonymous questionnaires, to the exchange students present at UFJF during the years 2017 and 2018 and to the Brazilian so-called “buddies” present in the project under review during the same period. This analysis made it possible to understand the aforementioned relationship in the institutional and social context in which it develops, highlighting the importance of hospitality and welcoming studies for the life of exchange students in a university environment, as well as the contribution of the Buddy Project to UFJF and its academic community, given the various positive impacts observed. At the same time, it was possible to identify some weaknesses and gaps, for which this work brings propositions and suggestions for improving the Buddy Project as a whole and the relationship between exchange students and hosts.
Keywords: Estrangeiro
Hospitalidade
Intercâmbio universitário
UFJF
Projeto Buddy
Foreigner
Hospitality
University exchange
UFJF
Buddy Project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15328
Issue Date: 15-Dec-2022
Appears in Collections:Turismo - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons