Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15312
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
wallacelucasdasilva.pdfPDF/A1.86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Design instrucional para ensino de CAD/CAE
Autor(es): Silva, Wallace Lucas da
Primeiro Orientador: Santos, Ivan Mota
Resumo: Este é um trabalho de desenvolvimento de tecnologia educacional que pretende ensinar práticas de CAD e CAE no curso de Design da UFJF. O objetivo do projeto é desenvolver um livro digital sobre um projeto de produto, estruturado por um esquema de conteúdo instrucional de todas as etapas de desenvolvimento do produto. O trabalho é movido pela problemática da pedagogia tradicional, o avanço tecnológico em meios de comunicação, e estudos sobre design instrucional, onde se pode explorar novas formas de ensino. Conceitos como o do construcionismo e a metadisciplina mostram eficiência na formação de profissionais com habilidades bem exploradas e interesses aprofundados. Uma breve análise feita sobre materiais instrucionais dispostos no cenário educacional, que ensinam os conceitos da disciplina em questão, apresentam o conteúdo com uma prática projetual pouco alinhada. A metodologia geral se dará por um mapeamento dos conceitos através de planilhas de indexação, planejamento funcional de páginas e um organograma projetual das etapas de desenvolvimento. O livro digital apresenta basicamente a introdução do projeto, sua adaptação, enunciado geral, enunciado específico de modelagem, de montagem, de detalhamento técnico, de renderização/apresentação, vídeos de passo a passo, e links para visualização de arquivos modelo, além de instruções básicas de construção do objeto. Para concluir, espera-se facilitar o entendimento e a recepção do conteúdo CAD e CAE, na tentativa de aumentar o interesse dos alunos de design por essa área. Alternativas de material instrucional já foram aplicadas, e resultados parciais da eficácia do projeto foram coletados durante meu período de monitor da disciplina de Desenho Auxiliado por Computador.
Abstract: This is an educational technology development work that intends to teach CAD and CAE practices in the UFJF Design course. The project is to develop a product project, developed by a digital book developed by an instructional content scheme of all stages of the product. The work is designed for traditional communication by the problematic of pedagogy, the technological advance in teaching, where new forms of instructional teaching can be explored. Concepts such as constructionism and meta discipline show efficiency in training professionals with well-explored skills and deep interests. Briefly, what is an educational project, little instructional, does not teach the concepts of the subject in question, what the materials teach with a practice of educational project, little instructional. The general methodology was designed by mapping concepts through functional indexing spreadsheets, pages and a design organization chart of the development stages. The digital book basically presents the introduction of the project, its adaptation, and model specification, general presentation, technical details, rendering/presentation, step-by-step videos and links to model visualization, in addition to basic instructions for building the object. area, in an attempt to increase students' interest and reception of the CAD and CAE content, attempt to increase student’s interest in this project Alternative instructional material has already been applied, the computer auxiliary period of the project and the results during the design during the my course monitor feature period through course monitor period auxiliary drawings.
Palavras-chave: Design instrucional
Instructional design
Tecnologia educacional
Educational technology
Ensino de design
Design teaching
CAD
CAE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15312
Data do documento: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Design - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons