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Tipo: Tese
Título: Música e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpa
Autor(es): Arruda, Felipe Andrade
Primeiro Orientador: Andrade, Clodomir Barros de
Membro da banca: Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da
Membro da banca: Ferraro, Giuseppe
Membro da banca: Marques, Luciana Fernandes
Membro da banca: Lanna, Oiliam José
Resumo: Nas Histórias dos Oitenta e Quatro Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu tsa bzhi’i lo rgyus), vemos os mais variados relatos de indivíduos que, através das técnicas meditativas do Budismo Vajrayāna, integraram aspectos de suas circunstâncias de vida à senda interior. Estes grandes adeptos expressaram suas realizações através de “cantos espontâneos” (Skt. dohā; Tib. mgur), os quais se vêem reunidos na compilação Cantos Vajra do Coração da Realização dos Oitenta e Quatro Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu rtogs pa’i snying po rdo rje’i glu), e aos quais atribui-se tradicionalmente o poder de libertar através da escuta os que tiverem a oportunidade de ouvi-los. Ao observarmos a proposta de uma Arte do Dharma, do autor e mestre tibetano Chögyam Trungpa (1939-1987), vemos a perspectiva de uma simbiose entre processos criativos e técnicas de meditação, visando um caminho de apreciação da natureza da realidade em relação com a arte. Através de uma contemplação acerca dos casos onde a escuta, o som e a música se fazem como meio de transmissão específicos de mestre a discípulo, e ao refletirmos sobre a utilização do canto tanto como meio de introdução à natureza da consciência, quanto como expressão de realização espiritual, uma aproximação destas noções à esfera de compreensão artística proposta por Trungpa enseja a observação de uma possível singularidade da escuta como meio de liberação, assim como eventuais implicações da mesma sobre o fazer musical.
Abstract: In the Stories of the Eighty-four Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu tsa bzhi’i lo rgyus), we see myriad reports of individuals who, through the meditation techniques of Vajrayāna Buddhism, integrated aspects of their own life circumstances into an inner path. These great adepts expressed their realisations through “spontaneous songs” (Skt. dohā; Tib. mgur), which form the compilation Vajra Songs: The Heart Realisations of the Eighty-four Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu rtogs pa’i snying po rdo rje’i glu), and to which the power to liberate through hearing is traditionally attributed. Upon observing the proposition of a Dharma Art by the Tibetan author and master Chögyam Trungpa (1939-1987), we see a symbiotic perspective between creative processes and meditation techniques, aiming towards a path of appreciation of the nature of reality in relation to art. By contemplating the cases where hearing, sound and music serve as specific means of transmission from master to disciple, and upon reflecting on the use of singing both as a way of introducing the nature of mind and an expression of spiritual realisation, a convergence between these notions and the sphere of artistic understanding proposed by Trungpa give rise to the observation of a potential singularity of hearing as a means of liberation, as well as its possible implications on music.
Palavras-chave: Budismo
Dohā
Música
Vajrayāna
Tibete
Buddhism
Dohā
Music
Vajrayāna
Tibet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15288
Data do documento: 22-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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