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dc.contributor.advisor1Andrade, Clodomir Barros de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da-
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dc.contributor.referee2Ferraro, Giuseppe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee3Marques, Luciana Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee4Lanna, Oiliam José-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorArruda, Felipe Andrade-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-17T14:30:37Z-
dc.date.available2023-04-17-
dc.date.available2023-04-17T14:30:37Z-
dc.date.issued2023-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15288-
dc.description.abstractIn the Stories of the Eighty-four Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu tsa bzhi’i lo rgyus), we see myriad reports of individuals who, through the meditation techniques of Vajrayāna Buddhism, integrated aspects of their own life circumstances into an inner path. These great adepts expressed their realisations through “spontaneous songs” (Skt. dohā; Tib. mgur), which form the compilation Vajra Songs: The Heart Realisations of the Eighty-four Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu rtogs pa’i snying po rdo rje’i glu), and to which the power to liberate through hearing is traditionally attributed. Upon observing the proposition of a Dharma Art by the Tibetan author and master Chögyam Trungpa (1939-1987), we see a symbiotic perspective between creative processes and meditation techniques, aiming towards a path of appreciation of the nature of reality in relation to art. By contemplating the cases where hearing, sound and music serve as specific means of transmission from master to disciple, and upon reflecting on the use of singing both as a way of introducing the nature of mind and an expression of spiritual realisation, a convergence between these notions and the sphere of artistic understanding proposed by Trungpa give rise to the observation of a potential singularity of hearing as a means of liberation, as well as its possible implications on music.pt_BR
dc.description.resumoNas Histórias dos Oitenta e Quatro Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu tsa bzhi’i lo rgyus), vemos os mais variados relatos de indivíduos que, através das técnicas meditativas do Budismo Vajrayāna, integraram aspectos de suas circunstâncias de vida à senda interior. Estes grandes adeptos expressaram suas realizações através de “cantos espontâneos” (Skt. dohā; Tib. mgur), os quais se vêem reunidos na compilação Cantos Vajra do Coração da Realização dos Oitenta e Quatro Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu rtogs pa’i snying po rdo rje’i glu), e aos quais atribui-se tradicionalmente o poder de libertar através da escuta os que tiverem a oportunidade de ouvi-los. Ao observarmos a proposta de uma Arte do Dharma, do autor e mestre tibetano Chögyam Trungpa (1939-1987), vemos a perspectiva de uma simbiose entre processos criativos e técnicas de meditação, visando um caminho de apreciação da natureza da realidade em relação com a arte. Através de uma contemplação acerca dos casos onde a escuta, o som e a música se fazem como meio de transmissão específicos de mestre a discípulo, e ao refletirmos sobre a utilização do canto tanto como meio de introdução à natureza da consciência, quanto como expressão de realização espiritual, uma aproximação destas noções à esfera de compreensão artística proposta por Trungpa enseja a observação de uma possível singularidade da escuta como meio de liberação, assim como eventuais implicações da mesma sobre o fazer musical.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBudismopt_BR
dc.subjectDohāpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectVajrayānapt_BR
dc.subjectTibetept_BR
dc.subjectBuddhismpt_BR
dc.subjectDohāpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectVajrayānapt_BR
dc.subjectTibetpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleMúsica e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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