Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15256
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maykearmandodovalle.pdf3.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Jogo das raízes: uma ferramenta no auxílio do ensino da matemática
Autor(es): Valle, Mayke Armando do
Primeiro Orientador: Mazorche, Sandro Rodrigues
Membro da banca: Batista, Reginaldo Braz
Membro da banca: Ferreira, Francinildo Nobre
Resumo: Este trabalho inicia-se com uma reflexão sobre os alunos, professores e a Matemática ensinada nas escolas. Discutem-se problemas que se relacionam com a matéria e tentase entender quais são as raízes dos problemas da educação matemática no Brasil. São apresentados dados e um pouco de história que demonstram que a educação universal nacional ainda é muito recente e quais são os possíveis impactos dessa juventude no sistema de ensino. Há também uma discussão acerca do desinteresse de alunos e professores em aprender e ensinar matemática, respectivamente. Como um meio de solucionar esse último problema propõe-se o ensino de matemática através de jogos, em específico, o jogo das raízes, que é um jogo de cartas e tabuleiro que tem por objetivo auxiliar os estudantes na compreensão e resolução de problemas que envolvam operações básicas com radicais, desmistificar a inerente retorica de que aprender matemática é difícil, cativar o interesse dos alunos que estão acostumados, somente, ao modelo tradicional de ensino e auxiliar os alunos do nono ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio, a aprender matemática de forma mais lúdica e a dar protagonismo aos estudantes na construção do seu conhecimento matemático.
Abstract: This work begins with a reflection on students, teachers and Mathematics taught in schools. Problems related to the subject are discussed and an attempt is made to understand the roots of problems in mathematics education in Brazil. Data and a bit of history are presented that demonstrate that national universal education is still very recent and what are the possible impacts of this youth on the education system. There is also a discussion about the disinterest of students and teachers in learning and teaching mathematics, respectively. As a means of solving this last problem, teaching mathematics through games is proposed, in particular, the game of roots, which is a card and board game that aims to help students understand and solve problems that involve basic operations with radicals, demystify the inherent rhetoric that learning mathematics is difficult, captivate the interest of students who are only used to the traditional teaching model and help students in the second segment of elementary and high school to learn mathematics in a more more playful and to give students a leading role in building their mathematical knowledge.
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Radicais
Teorema de Pitágoras
Mathematical games
Radicals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15256
Data do documento: 2-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons