https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15256
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
maykearmandodovalle.pdf | 3.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Jogo das raízes: uma ferramenta no auxílio do ensino da matemática |
Autor(es): | Valle, Mayke Armando do |
Orientador: | Mazorche, Sandro Rodrigues |
Miembros Examinadores: | Batista, Reginaldo Braz |
Miembros Examinadores: | Ferreira, Francinildo Nobre |
Resumo: | Este trabalho inicia-se com uma reflexão sobre os alunos, professores e a Matemática ensinada nas escolas. Discutem-se problemas que se relacionam com a matéria e tentase entender quais são as raízes dos problemas da educação matemática no Brasil. São apresentados dados e um pouco de história que demonstram que a educação universal nacional ainda é muito recente e quais são os possíveis impactos dessa juventude no sistema de ensino. Há também uma discussão acerca do desinteresse de alunos e professores em aprender e ensinar matemática, respectivamente. Como um meio de solucionar esse último problema propõe-se o ensino de matemática através de jogos, em específico, o jogo das raízes, que é um jogo de cartas e tabuleiro que tem por objetivo auxiliar os estudantes na compreensão e resolução de problemas que envolvam operações básicas com radicais, desmistificar a inerente retorica de que aprender matemática é difícil, cativar o interesse dos alunos que estão acostumados, somente, ao modelo tradicional de ensino e auxiliar os alunos do nono ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio, a aprender matemática de forma mais lúdica e a dar protagonismo aos estudantes na construção do seu conhecimento matemático. |
Resumen : | This work begins with a reflection on students, teachers and Mathematics taught in schools. Problems related to the subject are discussed and an attempt is made to understand the roots of problems in mathematics education in Brazil. Data and a bit of history are presented that demonstrate that national universal education is still very recent and what are the possible impacts of this youth on the education system. There is also a discussion about the disinterest of students and teachers in learning and teaching mathematics, respectively. As a means of solving this last problem, teaching mathematics through games is proposed, in particular, the game of roots, which is a card and board game that aims to help students understand and solve problems that involve basic operations with radicals, demystify the inherent rhetoric that learning mathematics is difficult, captivate the interest of students who are only used to the traditional teaching model and help students in the second segment of elementary and high school to learn mathematics in a more more playful and to give students a leading role in building their mathematical knowledge. |
Palabras clave : | Jogos matemáticos Radicais Teorema de Pitágoras Mathematical games Radicals |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15256 |
Fecha de publicación : | 2-mar-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons