Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15249
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anajuliasantanasilvino.pdf972.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A memória é a imagem, a imagem é a morte: Arthur Jafa e efeitos de fabulação no cinema de arquivo
Autor(es): Silvino, Ana Júlia Santana
Primeiro Orientador: Alvarenga, Nilson Assunção
Membro da banca: Santana, Wedencley Alves
Membro da banca: Oliveira, Bernardo Carvalho
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral compreender e sistematizar as imagens do curta-metragem Love is the message, the message is Death (2016) de Arthur Jafa como operações. A partir de uma leitura crítica do entrelaçamento lógico e paradoxal das operações da arte, a suspensão do juízo estético e a partilha do sensível, como conceito que descreve a formação da comunidade política com base no encontro dissensual das percepções individuais, o trabalho traça um percurso acerca do cinema de arquivo e das possibilidades de articulação a partir de imagens pré-existentes. Além disso, se debruça sobre as questões que perpassam as imagens de violência e as possibilidades de invenção e articulação pelo cinema para grupos cuja memória está essencialmente alinhada ao trauma histórico, pautando a leitura crítica de documentos históricos do Atlântico Negro como uma abordagem fabulatória.
Abstract: The general objective of the research is to understand and systematize the images of the short film Love is the message, the message is Death (2016) by Arthur Jafa as operations. Based on a critical reading of the logical and paradoxical interweaving of art operations, the suspension of aesthetic judgment and the sharing of the sensitive, as a concept that describes the formation of a political community based on the dissenting encounter of individual perceptions, the work traces a path about archival cinema and the possibilities of articulation from pre-existing images. In addition, it focuses on the issues that pervade the images of violence and the possibilities of invention and articulation through cinema for groups whose memory is essentially aligned with the historical trauma, guiding the critical reading of historical documents from the Black Atlantic as a fabulatory approach.
Palavras-chave: Cinema de arquivo
Fabulação
Partilha do sensível
Imagens
Operações
Archive cinema
Fabulation
Sharing the sensible
Images
Operations
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15249
Data do documento: 13-Mar-2023
Aparece nas coleções:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons