https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15249
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
anajuliasantanasilvino.pdf | 972.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alvarenga, Nilson Assunção | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4188323551381417 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santana, Wedencley Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9918620321007057 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Bernardo Carvalho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0313357599976003 | pt_BR |
dc.creator | Silvino, Ana Júlia Santana | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7886348164689305 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T13:05:31Z | - |
dc.date.available | 2023-03-30T13:05:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15249 | - |
dc.description.abstract | The general objective of the research is to understand and systematize the images of the short film Love is the message, the message is Death (2016) by Arthur Jafa as operations. Based on a critical reading of the logical and paradoxical interweaving of art operations, the suspension of aesthetic judgment and the sharing of the sensitive, as a concept that describes the formation of a political community based on the dissenting encounter of individual perceptions, the work traces a path about archival cinema and the possibilities of articulation from pre-existing images. In addition, it focuses on the issues that pervade the images of violence and the possibilities of invention and articulation through cinema for groups whose memory is essentially aligned with the historical trauma, guiding the critical reading of historical documents from the Black Atlantic as a fabulatory approach. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como objetivo geral compreender e sistematizar as imagens do curta-metragem Love is the message, the message is Death (2016) de Arthur Jafa como operações. A partir de uma leitura crítica do entrelaçamento lógico e paradoxal das operações da arte, a suspensão do juízo estético e a partilha do sensível, como conceito que descreve a formação da comunidade política com base no encontro dissensual das percepções individuais, o trabalho traça um percurso acerca do cinema de arquivo e das possibilidades de articulação a partir de imagens pré-existentes. Além disso, se debruça sobre as questões que perpassam as imagens de violência e as possibilidades de invenção e articulação pelo cinema para grupos cuja memória está essencialmente alinhada ao trauma histórico, pautando a leitura crítica de documentos históricos do Atlântico Negro como uma abordagem fabulatória. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema de arquivo | pt_BR |
dc.subject | Fabulação | pt_BR |
dc.subject | Partilha do sensível | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject | Operações | pt_BR |
dc.subject | Archive cinema | pt_BR |
dc.subject | Fabulation | pt_BR |
dc.subject | Sharing the sensible | pt_BR |
dc.subject | Images | pt_BR |
dc.subject | Operations | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.title | A memória é a imagem, a imagem é a morte: Arthur Jafa e efeitos de fabulação no cinema de arquivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License