Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15187
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
julianadeoliveiraferreira.pdf526.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A dança no espaço escolar: o caso de Juiz de Fora
Autor(es): Ferreira, Juliana de Oliveira
Primeiro Orientador: Carvalho, Francione Oliveira
Membro da banca: Egas, Olga Maria Botelho
Resumo: Essa pesquisa busca analisar a presença da dança da Educação Básica, mais especificamente na cidade de Juiz de Fora (MG). Para isso, busca-se analisar os documentos que norteiam a educação no país, além analisar o discurso de quatro professores de dança da Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora. A pesquisa é de âmbito qualitativo, por permitir amplas possibilidades de estudos, medindo opiniões, atitudes, preferências e comportamentos. Com isso, é de interesse da pesquisa identificar como a dança está presente no dia a dia das escolas, se é reconhecida como área de conhecimento e quais a percepções dos professores de dança sobre a temática. Espera-se que com essa diligência, seja aberta uma rede de reconhecimento da importância da dança na Educação Básica, além de reafirmar e apresentar as conquistas até o dado momento.
Abstract: Esta investigación busca analizar la presencia de la danza de Educación Básica, más específicamente en la ciudad de Juiz de Fora (MG). Para ello, buscamos analizar los documentos que orientan la educación en el país, además de analizar el coloquio de cuatro profesores de danza de la Red Municipal de Educación de Juiz de Fora. La investigación es de alcance cuantitativo, ya que permite amplias posibilidades de estudio, midiendo opiniones, actitudes, preferencias y comportamientos. Así, es de interés para la investigación identificar cómo la danza está presente en el día a día de las escuelas, si es reconocida como un área de conocimiento y cuáles son las percepciones de los profesores de danza sobre el tema. Se espera que con esta diligencia se abra una red de reconocimiento a la importancia de la danza en la Educación Básica, además de reafirmar y presentar los logros alcanzados hasta el momento.
Palavras-chave: Arte
Dança
Educação básica
Danza
Educación básica
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15187
Data do documento: 18-Fev-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons