Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15153
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luanadesouzachaves.pdf5.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino remoto emergencial: uma análise dos desafios para o ensino fundamental no colégio de aplicação João XXIII durante a pandemia de covid-19
Author: Chaves, Luana de Souza
First Advisor: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Amorim, Cassiano Caon
Resumo: Este trabalho busca refletir sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante a pandemia, com enfoque nos desafios identificados no processo de adaptação do ensino presencial para o ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental. O artigo divide-se em duas partes. Primeiramente, um panorama geral sobre o tema das tecnologias digitais na educação é apresentado, bem como a sua relação com o contexto da pandemia de Covid-19. A segunda parte do trabalho analisa dados coletados de entrevistas realizadas com três professoras do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, a intenção da pesquisa é investigar os principais desafios encontrados na execução do modelo remoto emergencial de ensino no Ensino Fundamental e gerar uma reflexão acionando aspectos teóricos de outros autores que pesquisam o tema.
Abstract: This work seeks to reflect on the use of Information and Communication Technologies (ICT) during the pandemic, focusing on the challenges identified in the process of adapting face-to-face teaching to remote teaching in the early years of elementary school. The article is divided into two parts. First, an overview of the topic of digital technologies in education is presented, as well as its relationship with the context of the Covid-19 pandemic. The second part of the work analyzes data collected from interviews with three teachers from Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF who work in the early years of elementary school. In this way, the intention of the research is to investigate the main challenges encountered in the implementation of the emergency remote teaching model in Elementary School and to generate a reflection activating theoretical aspects of other authors who research the topic.
Keywords: Pandemia
Ensino remoto emergencial
Tecnologias da informação
Comunicação
Pandemic
Emergency remote education
Information and communication
Technologies
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15153
Issue Date: 17-Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons