Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15153
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luanadesouzachaves.pdf5.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.creatorChaves, Luana de Souza-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T11:11:29Z-
dc.date.available2022-08-17-
dc.date.available2023-03-13T11:11:29Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15153-
dc.description.abstractThis work seeks to reflect on the use of Information and Communication Technologies (ICT) during the pandemic, focusing on the challenges identified in the process of adapting face-to-face teaching to remote teaching in the early years of elementary school. The article is divided into two parts. First, an overview of the topic of digital technologies in education is presented, as well as its relationship with the context of the Covid-19 pandemic. The second part of the work analyzes data collected from interviews with three teachers from Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF who work in the early years of elementary school. In this way, the intention of the research is to investigate the main challenges encountered in the implementation of the emergency remote teaching model in Elementary School and to generate a reflection activating theoretical aspects of other authors who research the topic.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante a pandemia, com enfoque nos desafios identificados no processo de adaptação do ensino presencial para o ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental. O artigo divide-se em duas partes. Primeiramente, um panorama geral sobre o tema das tecnologias digitais na educação é apresentado, bem como a sua relação com o contexto da pandemia de Covid-19. A segunda parte do trabalho analisa dados coletados de entrevistas realizadas com três professoras do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, a intenção da pesquisa é investigar os principais desafios encontrados na execução do modelo remoto emergencial de ensino no Ensino Fundamental e gerar uma reflexão acionando aspectos teóricos de outros autores que pesquisam o tema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectEmergency remote educationpt_BR
dc.subjectInformation and communicationpt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino remoto emergencial: uma análise dos desafios para o ensino fundamental no colégio de aplicação João XXIII durante a pandemia de covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons