https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15153
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luanadesouzachaves.pdf | 5.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Eliane Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/3647402438436233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amorim, Cassiano Caon | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/6238497607826554 | pt_BR |
dc.creator | Chaves, Luana de Souza | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T11:11:29Z | - |
dc.date.available | 2022-08-17 | - |
dc.date.available | 2023-03-13T11:11:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15153 | - |
dc.description.abstract | This work seeks to reflect on the use of Information and Communication Technologies (ICT) during the pandemic, focusing on the challenges identified in the process of adapting face-to-face teaching to remote teaching in the early years of elementary school. The article is divided into two parts. First, an overview of the topic of digital technologies in education is presented, as well as its relationship with the context of the Covid-19 pandemic. The second part of the work analyzes data collected from interviews with three teachers from Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF who work in the early years of elementary school. In this way, the intention of the research is to investigate the main challenges encountered in the implementation of the emergency remote teaching model in Elementary School and to generate a reflection activating theoretical aspects of other authors who research the topic. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca refletir sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante a pandemia, com enfoque nos desafios identificados no processo de adaptação do ensino presencial para o ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental. O artigo divide-se em duas partes. Primeiramente, um panorama geral sobre o tema das tecnologias digitais na educação é apresentado, bem como a sua relação com o contexto da pandemia de Covid-19. A segunda parte do trabalho analisa dados coletados de entrevistas realizadas com três professoras do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, a intenção da pesquisa é investigar os principais desafios encontrados na execução do modelo remoto emergencial de ensino no Ensino Fundamental e gerar uma reflexão acionando aspectos teóricos de outros autores que pesquisam o tema. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Emergency remote education | pt_BR |
dc.subject | Information and communication | pt_BR |
dc.subject | Technologies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | O uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino remoto emergencial: uma análise dos desafios para o ensino fundamental no colégio de aplicação João XXIII durante a pandemia de covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License