Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15146
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camilatassinascimento.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Livros de literatura infantil do 1º ao 3º ano do ensino fundamental: escolhas docentes
Autor(es): Nascimento, Camila Tassi
Primeiro Orientador: Monteiro, Sandrelena da Silva
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Marin, Angela Helena
Resumo: Compreendendo que a literatura infantil exerce importante papel na formação humana, uma vez que é capaz de contribuir para a construção de sujeitos críticos e reflexivos, e que os livros de literatura infantil fazem parte do cotidiano escolar, a presente pesquisa buscou conhecer que critérios docentes usam para a escolha de livros de literatura infantil do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. A fim de impulsionar as entrevistas com as docentes, acerca dos livros de literatura infantil e do que estabelecem como critérios para escolhê-los, selecionamos, dentre os livros do PNLD Literário 2018, aqueles que apresentaram maior incidência de escolha pelas escolas da rede municipal na qual as docentes trabalham. Para que pudéssemos identificar nas falas das docentes os critérios que nortearam a escolha dos títulos de literatura infantil e verificar a participação na escolha dos livros do PNLD Literário, adotamos como metodologia de pesquisa a Análise de Conteúdo de acordo com as orientações de Bardin (2016). Assim, foi possível constatar que predomina, dentre os critérios, a escolha de livros de literatura infantil enquanto recurso didático a ser usado em sala de aula, especialmente para o ensino de leitura e escrita.
Abstract: Acknowledging that children's literature plays an important role in human formation, since it is able to contribute to the construction of critical and reflective people, and that children's literature books are part of everyday school life, the present research sought to understand the criteria teachers use for the choice of children's literature books from the 1st to the 3rd year of Elementary School. In order to encourage the interview with the teachers about children's literature books and also about the criteria they establish for choosing them, we selected, among the books of the “PNLD Literário 2018”, those that were more often chonsen from schools in the municipal network in which the teachers work. The teacher’s speeches were analysed in order to identify the criteria that guide the choice of children's literature books and verify the participation in the choice of PNLD Literário books. To do this, we adopted Content Analysis as a research methodology according to Bardin's (2016) guidelines. It was possible to verify that, among the criteria, the possibility of using children's literature books as a didactic resource to be used within the classroom, especially for teaching reading and writing, predominates.
Palavras-chave: Literatura infantil
PNLD literário
Critérios de escolha
Children's literature
Choice criteria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15146
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons