https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15146
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
camilatassinascimento.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Sandrelena da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marin, Angela Helena | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Camila Tassi | - |
dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T10:59:25Z | - |
dc.date.available | 2023-03-10 | - |
dc.date.available | 2023-03-13T10:59:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15146 | - |
dc.description.abstract | Acknowledging that children's literature plays an important role in human formation, since it is able to contribute to the construction of critical and reflective people, and that children's literature books are part of everyday school life, the present research sought to understand the criteria teachers use for the choice of children's literature books from the 1st to the 3rd year of Elementary School. In order to encourage the interview with the teachers about children's literature books and also about the criteria they establish for choosing them, we selected, among the books of the “PNLD Literário 2018”, those that were more often chonsen from schools in the municipal network in which the teachers work. The teacher’s speeches were analysed in order to identify the criteria that guide the choice of children's literature books and verify the participation in the choice of PNLD Literário books. To do this, we adopted Content Analysis as a research methodology according to Bardin's (2016) guidelines. It was possible to verify that, among the criteria, the possibility of using children's literature books as a didactic resource to be used within the classroom, especially for teaching reading and writing, predominates. | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreendendo que a literatura infantil exerce importante papel na formação humana, uma vez que é capaz de contribuir para a construção de sujeitos críticos e reflexivos, e que os livros de literatura infantil fazem parte do cotidiano escolar, a presente pesquisa buscou conhecer que critérios docentes usam para a escolha de livros de literatura infantil do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. A fim de impulsionar as entrevistas com as docentes, acerca dos livros de literatura infantil e do que estabelecem como critérios para escolhê-los, selecionamos, dentre os livros do PNLD Literário 2018, aqueles que apresentaram maior incidência de escolha pelas escolas da rede municipal na qual as docentes trabalham. Para que pudéssemos identificar nas falas das docentes os critérios que nortearam a escolha dos títulos de literatura infantil e verificar a participação na escolha dos livros do PNLD Literário, adotamos como metodologia de pesquisa a Análise de Conteúdo de acordo com as orientações de Bardin (2016). Assim, foi possível constatar que predomina, dentre os critérios, a escolha de livros de literatura infantil enquanto recurso didático a ser usado em sala de aula, especialmente para o ensino de leitura e escrita. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | PNLD literário | pt_BR |
dc.subject | Critérios de escolha | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Choice criteria | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Livros de literatura infantil do 1º ao 3º ano do ensino fundamental: escolhas docentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License