Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15146
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
camilatassinascimento.pdf2.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Marin, Angela Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorNascimento, Camila Tassi-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T10:59:25Z-
dc.date.available2023-03-10-
dc.date.available2023-03-13T10:59:25Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15146-
dc.description.abstractAcknowledging that children's literature plays an important role in human formation, since it is able to contribute to the construction of critical and reflective people, and that children's literature books are part of everyday school life, the present research sought to understand the criteria teachers use for the choice of children's literature books from the 1st to the 3rd year of Elementary School. In order to encourage the interview with the teachers about children's literature books and also about the criteria they establish for choosing them, we selected, among the books of the “PNLD Literário 2018”, those that were more often chonsen from schools in the municipal network in which the teachers work. The teacher’s speeches were analysed in order to identify the criteria that guide the choice of children's literature books and verify the participation in the choice of PNLD Literário books. To do this, we adopted Content Analysis as a research methodology according to Bardin's (2016) guidelines. It was possible to verify that, among the criteria, the possibility of using children's literature books as a didactic resource to be used within the classroom, especially for teaching reading and writing, predominates.pt_BR
dc.description.resumoCompreendendo que a literatura infantil exerce importante papel na formação humana, uma vez que é capaz de contribuir para a construção de sujeitos críticos e reflexivos, e que os livros de literatura infantil fazem parte do cotidiano escolar, a presente pesquisa buscou conhecer que critérios docentes usam para a escolha de livros de literatura infantil do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. A fim de impulsionar as entrevistas com as docentes, acerca dos livros de literatura infantil e do que estabelecem como critérios para escolhê-los, selecionamos, dentre os livros do PNLD Literário 2018, aqueles que apresentaram maior incidência de escolha pelas escolas da rede municipal na qual as docentes trabalham. Para que pudéssemos identificar nas falas das docentes os critérios que nortearam a escolha dos títulos de literatura infantil e verificar a participação na escolha dos livros do PNLD Literário, adotamos como metodologia de pesquisa a Análise de Conteúdo de acordo com as orientações de Bardin (2016). Assim, foi possível constatar que predomina, dentre os critérios, a escolha de livros de literatura infantil enquanto recurso didático a ser usado em sala de aula, especialmente para o ensino de leitura e escrita.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectPNLD literáriopt_BR
dc.subjectCritérios de escolhapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectChoice criteriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLivros de literatura infantil do 1º ao 3º ano do ensino fundamental: escolhas docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons