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Clase: Dissertação
Título : O efeito filtro bolha: como dispositivos de vigilância digital convertem usuários em produtos
Autor(es): Fava , Gihana Proba
Orientador: Pernisa Júnior, Carlos
Miembros Examinadores: Caravela, Gabriela Borges Martins
Miembros Examinadores: Bruno, Fernanda Glória
Resumo: Essa dissertação busca levantar uma discussão sobre mecanismos de vigilância digital que modificam o modo como a informação é distribuída no ciberespaço, a fim de gerar reflexões acerca dos rumos da comunicação digital. Com a crescente demanda por softwares que traduzam os usuários, a fim de gerar conhecimento sobre que tipo de potenciais consumidores esses indivíduos podem ser, tem-se um cenário onde cada rastro deixado no ciberespaço pode ser capturado para que a máquina crie um perfil dos indivíduos. A questão incômoda reside no fato de que, a cada clique, há uma categorização que a máquina vai impor para encaixar os usuários, criando uma ditadura do “você é o que você clica”, quando na realidade as subjetividades humanas não podem ser lidas por algoritmos e interpretadas pelos agentes inteligentes – conceito que representa a máquina ganhando personalidade, criando ações autônomas, tomando decisões pelo indivíduo. Como consequência da extrapolação do computador guiando, sugerindo e escolhendo caminhos para o usuário, ocorre o fenômeno do filtro bolha onde, a partir da categorização das pessoas, um controle cria uma dinâmica onde só é possível entrar dados semelhantes, familiares e confortáveis – dificilmente o usuário terá contato com informações diferentes do que os interesses que demonstrou anteriormente. O filtro bolha ganha ainda mais sentido quando analisamos o funcionamento do buscador Google e da rede social Facebook, uma vez que essas empresas configuram-se em terrenos ideais para que os anunciantes comprem informações sobre dados pessoais de seus usuários e, assim, encontrem consumidores extremamente bem segmentados na rede.
Resumen : This thesis wants raise a discussion about how digital surveillance mechanisms changes the way of information distribution at cyberspace, to create reflections about the directions of digital communication. With the growing demand for softwares that translates users in order to generate knowledge about what kind of potential consumers these individuals may be, there is a scenario where each trail left in cyberspace can be captured for the machine to create a profile of individuals. The uncomfortable question lies in the fact that to each click, there is a categorization that the machine will impose to each user, creating a dictatorship of "you are what you click" when in reality human subjectivity cannot be read by algorithms and interpreted by intelligent agents - a term that represents the machine with personality, creating autonomous actions and making decisions by the human. As a result of extrapolation of computer guiding, suggesting and choosing paths for the user, we have the filter bubble phenomenon where, from the categorization of people, there is a control which creates a dynamic where you can only enter similar data, familiar and comfortable - hardly user will have contact with different information than that shown previously interests. Filter bubble makes even more sense when we analyze the operation of the Google search engine and social network Facebook, as these companies constitute in ideal terrain for advertisers buy information about personal data of its users and thus find extremely consumers well-targeted network.
Palabras clave : Comunicação Digital
Vigilância Digital
Filtro Bolha
Google
Facebook
Digital comunication
Digital surveillance
Filter buble
Google
Facebook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1512
Fecha de publicación : 25-feb-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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