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dc.contributor.advisor1Pernisa Júnior, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707069Y3pt_BR
dc.contributor.referee1Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6pt_BR
dc.contributor.referee2Bruno, Fernanda Glória-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793476Z2pt_BR
dc.creatorFava , Gihana Proba-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4338083Z6pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-27T21:26:28Z-
dc.date.available2016-05-16-
dc.date.available2016-06-27T21:26:28Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1512-
dc.description.abstractThis thesis wants raise a discussion about how digital surveillance mechanisms changes the way of information distribution at cyberspace, to create reflections about the directions of digital communication. With the growing demand for softwares that translates users in order to generate knowledge about what kind of potential consumers these individuals may be, there is a scenario where each trail left in cyberspace can be captured for the machine to create a profile of individuals. The uncomfortable question lies in the fact that to each click, there is a categorization that the machine will impose to each user, creating a dictatorship of "you are what you click" when in reality human subjectivity cannot be read by algorithms and interpreted by intelligent agents - a term that represents the machine with personality, creating autonomous actions and making decisions by the human. As a result of extrapolation of computer guiding, suggesting and choosing paths for the user, we have the filter bubble phenomenon where, from the categorization of people, there is a control which creates a dynamic where you can only enter similar data, familiar and comfortable - hardly user will have contact with different information than that shown previously interests. Filter bubble makes even more sense when we analyze the operation of the Google search engine and social network Facebook, as these companies constitute in ideal terrain for advertisers buy information about personal data of its users and thus find extremely consumers well-targeted network.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação busca levantar uma discussão sobre mecanismos de vigilância digital que modificam o modo como a informação é distribuída no ciberespaço, a fim de gerar reflexões acerca dos rumos da comunicação digital. Com a crescente demanda por softwares que traduzam os usuários, a fim de gerar conhecimento sobre que tipo de potenciais consumidores esses indivíduos podem ser, tem-se um cenário onde cada rastro deixado no ciberespaço pode ser capturado para que a máquina crie um perfil dos indivíduos. A questão incômoda reside no fato de que, a cada clique, há uma categorização que a máquina vai impor para encaixar os usuários, criando uma ditadura do “você é o que você clica”, quando na realidade as subjetividades humanas não podem ser lidas por algoritmos e interpretadas pelos agentes inteligentes – conceito que representa a máquina ganhando personalidade, criando ações autônomas, tomando decisões pelo indivíduo. Como consequência da extrapolação do computador guiando, sugerindo e escolhendo caminhos para o usuário, ocorre o fenômeno do filtro bolha onde, a partir da categorização das pessoas, um controle cria uma dinâmica onde só é possível entrar dados semelhantes, familiares e confortáveis – dificilmente o usuário terá contato com informações diferentes do que os interesses que demonstrou anteriormente. O filtro bolha ganha ainda mais sentido quando analisamos o funcionamento do buscador Google e da rede social Facebook, uma vez que essas empresas configuram-se em terrenos ideais para que os anunciantes comprem informações sobre dados pessoais de seus usuários e, assim, encontrem consumidores extremamente bem segmentados na rede.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação Digitalpt_BR
dc.subjectVigilância Digitalpt_BR
dc.subjectFiltro Bolhapt_BR
dc.subjectGooglept_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectDigital comunicationpt_BR
dc.subjectDigital surveillancept_BR
dc.subjectFilter bublept_BR
dc.subjectGooglept_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO efeito filtro bolha: como dispositivos de vigilância digital convertem usuários em produtospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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