Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15128
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anelizeclementepavao.pdf230.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação ambiental crítica na escola centro educacional ambiente positivo
Autor(es): Ribeiro, Anelize Clemente Pavão
Primeiro Orientador: Milanés, Olga Alícia Gallardo
Membro da banca: Menezes, Paulo Henrique Dias
Resumo: A educação ambiental na escola pode contribuir na busca pela sustentabilidade da vida, além de proporcionar o desenvolvimento de um posicionamento crítico, tornado os sujeitos envolvidos em cidadãos capazes de rediscutir valores existentes em sua realidade. O objetivo aqui é refletir sobre o papel e desafios da Educação Ambiental Crítica na escola. O estudo se realizou mediante entrevistas a professoras da escola Centro Educacional Ambiente Positivo de Juiz de Fora, Minas Gerais. Na instituição educativa se buscou indagar sobre suas práticas de Educação Ambiental através do diálogo com professoras. Como resultado do estudo foi possível conhecer que na escola pesquisada segundo o expressado pelas professoras entrevistadas a Educação Ambiental é considerada importante e se trabalha na perspectiva interdisciplinar. Além disso as professoras entrevistadas não fizeram referência a Educação Ambiental Crítica, não falaram dos problemas socioambientais, tampouco de ações de transformação.
Abstract: Environmental education at school can contribute to the search for the sustainability of life, in addition to providing the development of a critical position, making the subjects involved into citizens capable of re-discussing existing values in their reality. The objective here is to reflect on the role and challenges of Critical Environmental Education at school. The study was carried out through interviews with teachers from the Centro Educacional Ambiente Positivo school in Juiz de Fora, Minas Gerais. At the educational institution, we sought to inquire about their Environmental Education practices through dialogue with teachers. As a result of the study, it was possible to know that in the researched school, as expressed by the interviewed teachers, Environmental Education is considered important and works in an interdisciplinary perspective. In addition, the interviewed teachers did not refer to Critical Environmental Education, did not talk about socio-environmental problems, nor about transformation actions.
Palavras-chave: Escola
Educação ambiental crítica
Contexto escolar
School
Critical environmental education
School context
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15128
Data do documento: 2-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons