https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15125
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariaeduardacarolinepereiraesilva.pdf | 10.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pibid alfabetização: relato de experiência formativa no programa institucional de bolsa de iniciação à docência em tempos de pandemia |
Autor(es): | Silva, Maria Eduarda Caroline Pereira |
Primeiro Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
Membro da banca: | Callian, Giovana Rabite |
Resumo: | Este relato de experiência foi realizado buscando explicitar o processo de aprendizagem, enquanto aluna do programa institucional de bolsa de iniciação à docência na Universidade Federal de Juiz de Fora. Com o objetivo de apresentar um relato de experiência referente às experiências formativas vivenciadas no PIBID, este trabalho de conclusão de curso versa sobre elementos fundamentais na área de estudos sobre alfabetização como percurso elementar na melhora quantitativa e qualitativa da educação brasileira, usando como referências atividades desenvolvidas durante o período de imersão na escola para iniciação à docência. O trabalho evidencia a importância da articulação entre educação básica e ensino superior no processo de formação docente, como também demonstra os esforços empreendidos pela equipe do subprojeto de alfabetização durante o período de pandemia. |
Abstract: | This experience report was carried out seeking to explain the learning process, as a student of the institutional scholarship program for teaching initiation at the Federal University of Juiz de Fora. With the objective of presenting an experience report regarding the formative experiences lived at PIBID, this course conclusion work deals with fundamental elements in the area of literacy studies, as an elementary path in the quantitative and qualitative improvement of Brazilian education, using as references activities developed during the period of immersion in school for initiation into teaching. The work highlights the importance of articulation between basic education and higher education in the teacher training process, as well as demonstrates the efforts undertaken by the literacy subproject team during the pandemic period. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Alfabetização Educação Pibid Learning PIBID Literacy Education Pibid |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15125 |
Data do documento: | 4-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons