Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15125
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariaeduardacarolinepereiraesilva.pdf10.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pibid alfabetização: relato de experiência formativa no programa institucional de bolsa de iniciação à docência em tempos de pandemia
Autor(es): Silva, Maria Eduarda Caroline Pereira
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Callian, Giovana Rabite
Resumo: Este relato de experiência foi realizado buscando explicitar o processo de aprendizagem, enquanto aluna do programa institucional de bolsa de iniciação à docência na Universidade Federal de Juiz de Fora. Com o objetivo de apresentar um relato de experiência referente às experiências formativas vivenciadas no PIBID, este trabalho de conclusão de curso versa sobre elementos fundamentais na área de estudos sobre alfabetização como percurso elementar na melhora quantitativa e qualitativa da educação brasileira, usando como referências atividades desenvolvidas durante o período de imersão na escola para iniciação à docência. O trabalho evidencia a importância da articulação entre educação básica e ensino superior no processo de formação docente, como também demonstra os esforços empreendidos pela equipe do subprojeto de alfabetização durante o período de pandemia.
Abstract: This experience report was carried out seeking to explain the learning process, as a student of the institutional scholarship program for teaching initiation at the Federal University of Juiz de Fora. With the objective of presenting an experience report regarding the formative experiences lived at PIBID, this course conclusion work deals with fundamental elements in the area of literacy studies, as an elementary path in the quantitative and qualitative improvement of Brazilian education, using as references activities developed during the period of immersion in school for initiation into teaching. The work highlights the importance of articulation between basic education and higher education in the teacher training process, as well as demonstrates the efforts undertaken by the literacy subproject team during the pandemic period.
Palavras-chave: Aprendizagem
Alfabetização
Educação
Pibid
Learning PIBID
Literacy
Education
Pibid
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15125
Data do documento: 4-Dez-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons