Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15122
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karolinadamaziomatiolli.pdf507.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da ludicidade para o desenvolvimento humano segundo a pedagogia Waldorf: uma revisão bibliográfica dos periódicos da federação das escolas Waldorf do Brasil
Autor(es): Matiolli, Karolina Damásio
Primeiro Orientador: Batista, Rodolfo Luís Leite
Membro da banca: Rocha, Juliano Guerra
Membro da banca: Monteiro, Sandrelena da Silva
Resumo: O presente estudo teve como propósito discutir a importância da ludicidade para o desenvolvimento humano, segundo a Pedagogia Waldorf. Com esse objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica das obras presentes nas 77 edições do Projeto Periódicos, publicadas pela Federação das Escolas Waldorf do Brasil (FEWB) entre os anos de 2002 a 2019 que contemplassem o tema. Foram delimitadas as palavras- chave relacionadas aos conceitos que dizem respeito à ludicidade para a seleção dos títulos em que foram discutidos e analisados. Com base nisso, foram selecionadas vinte produções distribuídos nas 3° e 35° edições, publicados entre 2002 e 2007, utilizando as palavras-chave: “brincar, brincando, brinquedo, fantasia e imaginação”. Não tendo sido encontradas produções que contivesse as palavras “lúdico” e “ludicidade” em seu título a concepção de ludicidade foi analisada sob o enfoque do “brincar, fantasia e imaginação” Tais conceitos foram analisados e discutidos no desenvolvimento desta pesquisa. Com essa metodologia, foi possível reconhecer as principais características bibliográficas, bem como compreender o significado e a importância de cada um dos conceitos estudados como atividades lúdicas para o desenvolvimento humano, segundo os autores da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf.
Abstract: The purpose of this study was to discuss the importance of ludicity for human development, according to the Waldorf Pedagogy. With this objective, a bibliographical review was carried out of the works present in the 77 editions of the Periodical Project, published by the Federation of Waldorf Schools of Brazil (FEWB) between the years 2002 to 2019 that contemplated the theme. Keywords related to concepts related to playfulness were delimited for the selection of titles in which they were discussed and analyzed. Based on that, twenty productions were selected distributed in the 3rd and 35th editions, published between 2002 and 2007, using the keywords: “play, playing, toy, fantasy and imagination”. As no productions were found that contained the words “playful” and “playfulness” in their title, the concept of ludicity was analyzed from the perspective of “playing, fantasy and imagination”. Such concepts were analyzed and discussed in the development of this research. With this methodology, it was possible to recognize the main bibliographic characteristics, as well as to understand the meaning and importance of each of the concepts studied as recreational activities for human development, according to the authors of Anthroposophy and Waldorf Pedagogy. Keywords: Ludicity; Play; Fantasy; Imagination; Waldorf Pedagogy.
Palavras-chave: Ludicidade
Brincar
Fantasia
Pedagogia Waldorf
Imaginação
Ludicity
Play
Fantasy
Imagination
Waldorf Pedagogy
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15122
Data do documento: 4-Jan-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons