https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15114
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
fláviafonsecasardou.pdf | PDF/A | 2.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Desenvolvimento de patinete para marca automobilística: sistema integrado vinculado à mobilidade urbana |
Autor(es): | Sardou, Flávia Fonseca |
Orientador: | Botelho, Róber Dias |
Miembros Examinadores: | Santos, Ivan Mota |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Paulo Miranda de |
Resumo: | Com a urbanização os grandes centros urbanos expandiram, resultando em uma crescente demanda por mobilidade urbana. Para que todos tenham acesso às cidades da forma mais eficiente, é preciso discutir pontos que englobam: o aumento no número de veículos individuais; a taxa de ocupação do solo pelas diferentes formas de locomoção; a responsabilidade na tríade da sustentabilidade; a ampliação no uso de energia derivadas de combustíveis fósseis; a demanda por novas fontes de energia renováveis; entre diversos outros aspectos. Neste contexto, objetiva-se com o projeto, analisar e situar as principais variáveis acerca da mobilidade urbana, no plano da sustentabilidade e voltados ao desenvolvimento de um veículo compactável com referência em um fabricante automotivo de aporte mundial. Para o desenvolvimento deste projeto prático foi aplicada uma metodologia de natureza aplicada. Sua abordagem tem caráter qualitativo, e objetivo exploratório. Juntamente a esses conceitos, adotou-se a metodologia de projeto de produto de Löbach (2001). Assim, resultou-se na discussão sobre os temas citados e foi proposto um patinete dinâmico, leve e compactável que caberia de forma a integrar o sistema de mobilidade atual visando amenizar a problemática abordada. |
Resumen : | With urbanization, large urban centers grew more and more. And this arose from a greater need to expand urban mobility. For everyone to have access to cities in the most efficient way, it is necessary to discuss points, such as the increase in the number of vehicles, the space occupied by each form of locomotion, the need for sustainable responsibility, the increase in the amount of carbon dioxide, prioritizing new uses of energy, among others. The objective of the present work is to present the problems related to mobility and sustainability and to propose a product that helps to combat part of the problems encountered when trying to integrate the car with the scooter. During the research using Bernard Löbach's methodology, and its phases of problem analysis, generation of alternatives, evaluation of alternatives, realization of the problem solution, the Jeep brand was achieved in a joint scooter, which facilitates mobility in a more dynamic way, integrated and conscious. Thus, a discussion on the aforementioned topics resulted and a dynamic, lightweight and compact scooter was proposed that would fit in to integrate the current mobility system in order to alleviate the problem addressed. |
Palabras clave : | Patinete Scooter Mobilidade urbana Urban mobility Sustentabilidade Sustainability Veículo elétrico Electric vehicle |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15114 |
Fecha de publicación : | 18-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado em Design - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons