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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Os jogos no processo de alfabetização da criança
Autor(es): Pereira, Sarah Victória
Orientador: Bellotti, Andreia Alvim
Miembros Examinadores: Alves, Alesandra Maia Lima
Resumo: Os jogos estão entre as muitas práticas pedagógicas que foram sendo elaboradas ao longo da História com vistas à construção do conhecimento. Eles se destacam no contexto educacional, uma vez que se apresentam como interessantes possibilidades para potencializar o processo de alfabetização da criança. Por meio deles, os alunos podem aprender enquanto se divertem. Eles podem potencializar o processo de aquisição do sistema de escrita, no entanto, não são as únicas possibilidades. Apesar disso, suas contribuições na construção do conhecimento são muitas, como, por exemplo, o desenvolvimento da criatividade, da cooperação e, no caso dos jogos digitais, o desenvolvimento da autonomia no uso dos recursos tecnológicos. Neste sentido, faz-se necessário a mediação docente, que auxiliará a criança a construir seus conhecimentos e se apropriar daquilo que os jogos podem proporcionar. A partir da observação, o(a) docente poderá identificar quais hipóteses a criança constrói sobre a escrita e, assim, intervir de maneira efetiva, tanto no momento em que o jogo acontece, como em outros momentos, usando de diversas estratégias pedagógicas para a criança avançar em suas construções.
Resumen : The games are amongst the many pedagogical practices that were being elaborated throughout history with a view to the construction of knowledge. They stand out in the educational context, as they present themselves as interesting possibilities to enhance the child’s literacy process. Through them, students can learn while having fun. They can potentialize the process of acquiring writing skills, however, not being the only possibilities. Despite that, their contributions on the construction of knowledge are many, such as the creativity development, cooperation, and for digital games, the development of autonomy on using technological resources. On that subject, the teacher’s mediation is necessary, who will help the child to build their knowledge and appropriate what games can provide. From observation, the teacher will be able to identify which hypotheses the child builds about the writing and, hence, intervene effectively, both at the moment the games take place, and at other moments, using numerous pedagogical strategies for the child to advance in their constructions.
Palabras clave : Jogos
Alfabetização
Prática pedagógica
Games
Literacy
Pedagogical practice
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15096
Fecha de publicación : 28-mar-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



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