Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15096
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sarahvictoriapereira.pdf5.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bellotti, Andreia Alvim-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/9867650867886059pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Alesandra Maia Lima-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/4249189703227909pt_BR
dc.creatorPereira, Sarah Victória-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T15:43:58Z-
dc.date.available2022-03-28-
dc.date.available2023-02-16T15:43:58Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15096-
dc.description.abstractThe games are amongst the many pedagogical practices that were being elaborated throughout history with a view to the construction of knowledge. They stand out in the educational context, as they present themselves as interesting possibilities to enhance the child’s literacy process. Through them, students can learn while having fun. They can potentialize the process of acquiring writing skills, however, not being the only possibilities. Despite that, their contributions on the construction of knowledge are many, such as the creativity development, cooperation, and for digital games, the development of autonomy on using technological resources. On that subject, the teacher’s mediation is necessary, who will help the child to build their knowledge and appropriate what games can provide. From observation, the teacher will be able to identify which hypotheses the child builds about the writing and, hence, intervene effectively, both at the moment the games take place, and at other moments, using numerous pedagogical strategies for the child to advance in their constructions.pt_BR
dc.description.resumoOs jogos estão entre as muitas práticas pedagógicas que foram sendo elaboradas ao longo da História com vistas à construção do conhecimento. Eles se destacam no contexto educacional, uma vez que se apresentam como interessantes possibilidades para potencializar o processo de alfabetização da criança. Por meio deles, os alunos podem aprender enquanto se divertem. Eles podem potencializar o processo de aquisição do sistema de escrita, no entanto, não são as únicas possibilidades. Apesar disso, suas contribuições na construção do conhecimento são muitas, como, por exemplo, o desenvolvimento da criatividade, da cooperação e, no caso dos jogos digitais, o desenvolvimento da autonomia no uso dos recursos tecnológicos. Neste sentido, faz-se necessário a mediação docente, que auxiliará a criança a construir seus conhecimentos e se apropriar daquilo que os jogos podem proporcionar. A partir da observação, o(a) docente poderá identificar quais hipóteses a criança constrói sobre a escrita e, assim, intervir de maneira efetiva, tanto no momento em que o jogo acontece, como em outros momentos, usando de diversas estratégias pedagógicas para a criança avançar em suas construções.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleOs jogos no processo de alfabetização da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons