https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15095
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
eduardapauladasilva.pdf | 164 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A potência do afeto na relação entre bebês e educadoras: uma experiência a partir do Pibid |
Autor(es): | Silva, Eduarda Paula |
Primeiro Orientador: | Santos, Núbia Aparecida Schapper |
Membro da banca: | Santos, Mayanna Auxiliadora Martins |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir a importância do afeto na relação entre bebês e educadoras no cotidiano das creches, a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvida entre 2018 e 2019. Busca ainda examinar as contribuições da afetividade, em especial do contato corporal, para o desenvolvimento dos pequenos, além de compreender como eles se comunicam com as educadoras e com seus pares através do gesto. O contato corporal é visto como a primeira forma de interação, comunicação e conhecimento de si e do outro, sendo extremamente importante para o desenvolvimento completo (físico, psíquico, afetivo e motor) dos bebês. Diversas pesquisas na área do desenvolvimento infantil chegaram à conclusão de que os bebês que recebem afeto desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que aqueles que são privados do contato físico. O toque físico ajuda a aliviar dores, depressão, ansiedade, diminui os hormônios do estresse e libera endorfinas no nosso corpo, especialmente a dopamina, que é encarregada de causar bem-estar geral e sentimentos de felicidade, conforme indicam estudos da área da Psicologia, Medicina e Neurociência. Além disso, a afetividade possibilita o ingresso do ser humano no campo da linguagem. Quando consideramos as creches como espaços de encontros, construção de vínculos, processo de subjetividade, afetos, liberdade e expressão, entendemos que as educadoras precisam ser responsivas em relação às necessidades dos bebês e mais intencionais ao se expressarem através do toque físico. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Afeto Bebês Docência Creche |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15095 |
Data do documento: | 17-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons