Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15095
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eduardapauladasilva.pdf164 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A potência do afeto na relação entre bebês e educadoras: uma experiência a partir do Pibid
Autor(es): Silva, Eduarda Paula
Primeiro Orientador: Santos, Núbia Aparecida Schapper
Membro da banca: Santos, Mayanna Auxiliadora Martins
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir a importância do afeto na relação entre bebês e educadoras no cotidiano das creches, a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvida entre 2018 e 2019. Busca ainda examinar as contribuições da afetividade, em especial do contato corporal, para o desenvolvimento dos pequenos, além de compreender como eles se comunicam com as educadoras e com seus pares através do gesto. O contato corporal é visto como a primeira forma de interação, comunicação e conhecimento de si e do outro, sendo extremamente importante para o desenvolvimento completo (físico, psíquico, afetivo e motor) dos bebês. Diversas pesquisas na área do desenvolvimento infantil chegaram à conclusão de que os bebês que recebem afeto desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que aqueles que são privados do contato físico. O toque físico ajuda a aliviar dores, depressão, ansiedade, diminui os hormônios do estresse e libera endorfinas no nosso corpo, especialmente a dopamina, que é encarregada de causar bem-estar geral e sentimentos de felicidade, conforme indicam estudos da área da Psicologia, Medicina e Neurociência. Além disso, a afetividade possibilita o ingresso do ser humano no campo da linguagem. Quando consideramos as creches como espaços de encontros, construção de vínculos, processo de subjetividade, afetos, liberdade e expressão, entendemos que as educadoras precisam ser responsivas em relação às necessidades dos bebês e mais intencionais ao se expressarem através do toque físico.
Abstract: -
Palavras-chave: Afeto
Bebês
Docência
Creche
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15095
Data do documento: 17-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons