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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Santos, Núbia Aparecida Schapper-
dc.contributor.advisor1Lattesttes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Mayanna Auxiliadora Martins-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSilva, Eduarda Paula-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T13:33:42Z-
dc.date.available2022-08-17-
dc.date.available2023-02-16T13:33:42Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15095-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo discutir a importância do afeto na relação entre bebês e educadoras no cotidiano das creches, a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvida entre 2018 e 2019. Busca ainda examinar as contribuições da afetividade, em especial do contato corporal, para o desenvolvimento dos pequenos, além de compreender como eles se comunicam com as educadoras e com seus pares através do gesto. O contato corporal é visto como a primeira forma de interação, comunicação e conhecimento de si e do outro, sendo extremamente importante para o desenvolvimento completo (físico, psíquico, afetivo e motor) dos bebês. Diversas pesquisas na área do desenvolvimento infantil chegaram à conclusão de que os bebês que recebem afeto desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que aqueles que são privados do contato físico. O toque físico ajuda a aliviar dores, depressão, ansiedade, diminui os hormônios do estresse e libera endorfinas no nosso corpo, especialmente a dopamina, que é encarregada de causar bem-estar geral e sentimentos de felicidade, conforme indicam estudos da área da Psicologia, Medicina e Neurociência. Além disso, a afetividade possibilita o ingresso do ser humano no campo da linguagem. Quando consideramos as creches como espaços de encontros, construção de vínculos, processo de subjetividade, afetos, liberdade e expressão, entendemos que as educadoras precisam ser responsivas em relação às necessidades dos bebês e mais intencionais ao se expressarem através do toque físico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA potência do afeto na relação entre bebês e educadoras: uma experiência a partir do Pibidpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



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