https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15095
File | Description | Size | Format | |
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eduardapauladasilva.pdf | 164 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Santos, Núbia Aparecida Schapper | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | ttes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Mayanna Auxiliadora Martins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.creator | Silva, Eduarda Paula | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T13:33:42Z | - |
dc.date.available | 2022-08-17 | - |
dc.date.available | 2023-02-16T13:33:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15095 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo discutir a importância do afeto na relação entre bebês e educadoras no cotidiano das creches, a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvida entre 2018 e 2019. Busca ainda examinar as contribuições da afetividade, em especial do contato corporal, para o desenvolvimento dos pequenos, além de compreender como eles se comunicam com as educadoras e com seus pares através do gesto. O contato corporal é visto como a primeira forma de interação, comunicação e conhecimento de si e do outro, sendo extremamente importante para o desenvolvimento completo (físico, psíquico, afetivo e motor) dos bebês. Diversas pesquisas na área do desenvolvimento infantil chegaram à conclusão de que os bebês que recebem afeto desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que aqueles que são privados do contato físico. O toque físico ajuda a aliviar dores, depressão, ansiedade, diminui os hormônios do estresse e libera endorfinas no nosso corpo, especialmente a dopamina, que é encarregada de causar bem-estar geral e sentimentos de felicidade, conforme indicam estudos da área da Psicologia, Medicina e Neurociência. Além disso, a afetividade possibilita o ingresso do ser humano no campo da linguagem. Quando consideramos as creches como espaços de encontros, construção de vínculos, processo de subjetividade, afetos, liberdade e expressão, entendemos que as educadoras precisam ser responsivas em relação às necessidades dos bebês e mais intencionais ao se expressarem através do toque físico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Afeto | pt_BR |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A potência do afeto na relação entre bebês e educadoras: uma experiência a partir do Pibid | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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