Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15074
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandadossantossilva.pdf261.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As contribuições da leitura literária no processo de letramento
Autor(es): Silva, Fernanda dos Santos
Primeiro Orientador: Andrade, Guilherme Trópia Barreto
Membro da banca: Reis, Andréia Rezende Garcia
Resumo: A leitura literária é considerada por muitos pesquisadores e educadores como um recurso importante no processo de escolarização, colaborando para uma formação crítica, para o desenvolvimento e estimulando a criatividade, a imaginação e a contextualização dos educandos. A presente pesquisa do tipo qualitativa, se trata de um levantamento bibliográfico, onde se realizou uma revisão de literatura e buscou descobrir o que dizem as publicações mais recentes em relação à questão da leitura literária na Educação Infantil e nos anos iniciais no processo do letramento. As publicações foram analisadas buscando o que trazem em comum e no que se divergem, fazendo um diálogo em relação aos aspectos da discussão acerca das perspectivas de letramento e da leitura literária. Os principais resultados obtidos a partir das publicações analisadas apontam que a leitura literária deve ser praticada com as crianças mesmo quando não estão alfabetizadas, inclusive nos berçários, pois tal prática é de extrema importância para a formação do sujeito e contextualização em relação a si mesmo e ao mundo. Também se constatou que a leitura literária contribui para a promoção do letramento literário quando esta é utilizada de forma planejada. Quanto às perspectivas de letramento, a discussão apresentada na introdução desta pesquisa também aponta, assim como as autoras das produções analisadas, o letramento como a capacidade de utilizar a linguagem escrita em diversos contextos sociais e o letramento para a formação crítica e reflexiva. Porém, os autores citados na introdução da pesquisa apresentam mais perspectivas de letramento que não foram contempladas no conjunto das produções analisadas.
Abstract: -
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino Fundamental
Letramento
Leitura Literária
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15074
Data do documento: 12-Jul-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons