https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15074
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fernandadossantossilva.pdf | 261.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Guilherme Trópia Barreto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/5848704052264874 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Andréia Rezende Garcia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/9134084821084264 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Fernanda dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T15:29:43Z | - |
dc.date.available | 2022-08-15 | - |
dc.date.available | 2023-02-13T15:29:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15074 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A leitura literária é considerada por muitos pesquisadores e educadores como um recurso importante no processo de escolarização, colaborando para uma formação crítica, para o desenvolvimento e estimulando a criatividade, a imaginação e a contextualização dos educandos. A presente pesquisa do tipo qualitativa, se trata de um levantamento bibliográfico, onde se realizou uma revisão de literatura e buscou descobrir o que dizem as publicações mais recentes em relação à questão da leitura literária na Educação Infantil e nos anos iniciais no processo do letramento. As publicações foram analisadas buscando o que trazem em comum e no que se divergem, fazendo um diálogo em relação aos aspectos da discussão acerca das perspectivas de letramento e da leitura literária. Os principais resultados obtidos a partir das publicações analisadas apontam que a leitura literária deve ser praticada com as crianças mesmo quando não estão alfabetizadas, inclusive nos berçários, pois tal prática é de extrema importância para a formação do sujeito e contextualização em relação a si mesmo e ao mundo. Também se constatou que a leitura literária contribui para a promoção do letramento literário quando esta é utilizada de forma planejada. Quanto às perspectivas de letramento, a discussão apresentada na introdução desta pesquisa também aponta, assim como as autoras das produções analisadas, o letramento como a capacidade de utilizar a linguagem escrita em diversos contextos sociais e o letramento para a formação crítica e reflexiva. Porém, os autores citados na introdução da pesquisa apresentam mais perspectivas de letramento que não foram contempladas no conjunto das produções analisadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura Literária | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | As contribuições da leitura literária no processo de letramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License