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dc.contributor.advisor1Andrade, Guilherme Trópia Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/5848704052264874pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Andréia Rezende Garcia-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/9134084821084264pt_BR
dc.creatorSilva, Fernanda dos Santos-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-13T15:29:43Z-
dc.date.available2022-08-15-
dc.date.available2023-02-13T15:29:43Z-
dc.date.issued2022-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15074-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA leitura literária é considerada por muitos pesquisadores e educadores como um recurso importante no processo de escolarização, colaborando para uma formação crítica, para o desenvolvimento e estimulando a criatividade, a imaginação e a contextualização dos educandos. A presente pesquisa do tipo qualitativa, se trata de um levantamento bibliográfico, onde se realizou uma revisão de literatura e buscou descobrir o que dizem as publicações mais recentes em relação à questão da leitura literária na Educação Infantil e nos anos iniciais no processo do letramento. As publicações foram analisadas buscando o que trazem em comum e no que se divergem, fazendo um diálogo em relação aos aspectos da discussão acerca das perspectivas de letramento e da leitura literária. Os principais resultados obtidos a partir das publicações analisadas apontam que a leitura literária deve ser praticada com as crianças mesmo quando não estão alfabetizadas, inclusive nos berçários, pois tal prática é de extrema importância para a formação do sujeito e contextualização em relação a si mesmo e ao mundo. Também se constatou que a leitura literária contribui para a promoção do letramento literário quando esta é utilizada de forma planejada. Quanto às perspectivas de letramento, a discussão apresentada na introdução desta pesquisa também aponta, assim como as autoras das produções analisadas, o letramento como a capacidade de utilizar a linguagem escrita em diversos contextos sociais e o letramento para a formação crítica e reflexiva. Porém, os autores citados na introdução da pesquisa apresentam mais perspectivas de letramento que não foram contempladas no conjunto das produções analisadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAs contribuições da leitura literária no processo de letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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