Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15069
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carlamariadesouza.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem: reflexões e vivências formativas
Autor(es): Souza, Carla Maria
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Castro, Roney Polato
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal pesquisar os benefícios de uma relação baseada na afetividade, especificamente entre professores, alunos e a família e a importância dessa relação no processo de ensino - aprendizagem, através de vivências de estágios, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso ou o fracasso na caminhada escolar. Uma vez que, a mediação dos pais e professor gera ou não o interesse pela construção do aprender. Trabalhar com emoções e sentimentos é um aprendizado tanto para o educador quanto para o educando, e para os pais e a família, essenciais parceiros no processo de ensino - aprendizado. A relação entre professor, aluno e família é fundamental para esse processo em sala de aula, esta relação em especial a afetividade pode influenciar esse processo de forma bastante significativa. Uma vez que a afetividade vivenciada em relações sociais positivas, valida as experiências em busca do conhecimento. Dessa forma, os principais objetivos deste projeto visam compreender a importância do afeto no desenvolvimento do educador, educando e família; e, analisar aspectos os quais podem contribuir de forma positiva e/ou negativa nesse desenvolvimento. Para isso, o presente trabalho foi embasado em teorias e pesquisas bibliográficas de Jean Piaget e Henri Wallon, para explicar os aspectos que fazem parte da afetividade e como contribuem para o desenvolvimento dessa relação. Além disso, livros com essa temática, buscando exemplificar as teorias abordadas.
Abstract: The main objective of this work is to search the benefits of a relationship based on affectivity, specifically between teachers, students and family, and the importance of this relationship in the teaching learning process throughout the internships. It focused on how affectivity can determine the success or failure of the school path, since the influence of parents and teachers generates or not an interest in the construction of learning . Dealing with emotions and feelings is a challenge both for students and parents, and the family is an essential partner in the teaching learning process. The relationship between teachers, students and family is fundamental for this process in the classroom and affectivity can significantly affect this process, as the experience of affectivity in positive relationships validates experiences in the pursuit of knowledge. Therefore, the main objectives of this project are to understand the importance of affectivity in the development of teachers, professors and family members, in addition to analyzing aspects that may contribute positively or negatively to this development. To explain the aspects of affectivity and how they contribute to the development of relationships, this work was based on theories and bibliographical research in Jean Piaget, Henri Wallon and in other works that address these themes.
Palavras-chave: Afetividade
Ensino aprendizagem
Relação
Affectivity
Teaching learning
Relationship
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15069
Data do documento: 5-Jan-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons