Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15060
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
camilaaparecidadealmeida.pdf1.81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A formação de autores a partir do caso de Renato Moriconi: somos responsáveis por nossas "rosas" literárias
Autor(es): Almeida, Camila Aparecida de
Orientador: Ribeiro, Simone da Silva
Miembros Examinadores: Souza, Dileno Dustan Lucas
Resumo: Alguns alunos sonham em se tornar autores de livros, mas o que devemos mobilizar para alcançar esse anseio? Ao lançar nosso olhar para os dias atuais é possível observar um contato precário com a literatura nas escolas, juntamente com formações docentes carentes dos conhecimentos literários. Por isso, a temática selecionada para a pesquisa caminhará nessa direção, buscando respostas para a questão: Como formar autores de literatura infantil? Assim, nosso objetivo geral será investigar como Renato Moriconi tornou-se autor, mobilizando os seguintes objetivos específicos: verificar como se desenvolveu a inserção de Renato Moriconi no mundo literário; detectar como ocorreu o crescimento de Renato Moriconi; explorar o processo criativo na obra “Bocejo”; e, por fim, identificar o papel do acesso à literatura na formação do aluno e do professor. Portanto, visando alcançar nossas metas optamos pela abordagem qualitativa de pesquisa documental. A possível solução encontrada recairá sobre o papel do acesso à literatura.
Resumen : Some students dream of becoming authors of books, but what should we mobilize to achieve this aspiration? Looking at the present day, it is possible to observe a precarious contact with literature in schools, together with teachers who lack literary knowledge. For this reason, the theme selected for this research will move in this direction, seeking answers to the question: How to train children's literature authors? Thus, our general objective will be to investigate how Renato Moriconi became an author, mobilizing the following specific objectives: to verify how Renato Moriconi's insertion into the literary world developed; to detect how Renato Moriconi's growth occurred; to explore the creative process in the work "Bocejo"; and, finally, to identify the role of access to literature in the formation of the student and the teacher. Therefore, in order to achieve our goals, we opted for the qualitative approach of documentary research. The possible solution found will fall on the role of access to literature. Keywords: Author training. Renato Moriconi. Literary Practices. Image-book.
Palabras clave : Formação de autores
Renato Moriconi
Práticas literárias
Livroimagem
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15060
Fecha de publicación : 23-ene-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons