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Tipo: Dissertação
Título: Gestão da comunicação organizacional em tempos de transição: desafios e novas competências profissionais em prol do engajamento e da propagação de valores e significados
Autor(es): Ferraz , Cibele Maria
Primeiro Orientador: Lopes Filho, Boanerges Balbino
Membro da banca: Guerra, Márcio de Oliveira
Membro da banca: Curvello, João José Azevedo
Resumo: Partindo do pressuposto de que as ferramentas virtuais alteraram as relações entre as organizações e seus públicos de interesse - pensamento defendido por autores como Argenti, Bueno, Nepomuceno, entre outros -, diminuindo a distância entre conteúdos públicos e privados e, consequentemente, aumentando o desafio das corporações em manterem a reputação positiva, avaliamos se houve mudanças tanto no perfil dos profissionais quanto no status das áreas de comunicação das organizações. Através da análise de empresas associadas à Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) foi verificado se a gestão da comunicação se altera com as mudanças de contexto social e tecnológico, orientando-se de forma mais estratégica. Examinou-se, também, se houve uma intensificação do trabalho com foco em resultados no desenvolvimento da comunicação corporativa e, por fim, investigamos se as habilidades e as competências dos gestores foram alteradas para enfrentar as mudanças de contexto organizacional e qual o novo perfil desejado para os profissionais da área. Foram realizadas entrevistas qualitativas em profundidade e semiestruturadas ou semiabertas com os gestores das áreas de comunicação. Dos resultados, originou-se uma análise de conteúdo sobre os efeitos de determinados aspectos levantados. Nas dimensões teóricas foram abordados os conceitos de organização, comunicação organizacional, imagem e identidade corporativa, além de gestão e competências contemporâneas. Os resultados permitem afirmar, entre outras considerações, que as formas de relacionamento mediadas pelas ferramentas digitais de comunicação inspiram novos desafios aos profissionais de comunicação organizacional, porém, não são decisivas para a mudança da importância do setor dentro das corporações.
Abstract: The virtual tools have changed the relationship between organizations and their stakeholders – a thought defended by authors such as Argenti, Bueno, Nepomuceno, among others – and narrowed the gap between public and private. Consequently, they challenged companies to keep a positive reputation; therefore, the aim of the current study is to assess whether there were changes both in the professional profile and in the status of communication sectors within the organizations. An analysis involving companies affiliated to the Brazilian Association of Corporate Communication (Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) enabled us to check whether the communication management is influenced by changes in social and technological contexts, and thus becomes more strategic. In addition, we assessed whether the work in such sectors turned its attention to corporate communication development. Finally, we investigated whether managers’ skills and competencies have changed in order to face the new the organizational contexts and to draw the desired new profile for professionals in this field. In-depth semi-structured or semi-open qualitative interviews were conducted with the managers of communication sectors and the results enabled analyzing the effects of certain aspects described in the interview contents. Concepts such as organization, organizational communication, image and corporate identity were discussed in theoretical dimensions, as well as contemporary management and skills. The results allow stating, among other things, that the relationships mediated by digital communication tools lead to new challenges faced by organizational communication professionals; however, these challenges do not change the importance given to this sector within corporations.
Palavras-chave: Comunicação organizacional
Complexidade
Ferramentas digitais
Imagem corporativa
Estratégia
Organizational communication
Complexity
Digital media
Corporate image
Strategy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1502
Data do documento: 21-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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