Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1502
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cibelemariaferraz.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lopes Filho, Boanerges Balbino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Márcio de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708712Y2pt_BR
dc.contributor.referee2Curvello, João José Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706277D2pt_BR
dc.creatorFerraz , Cibele Maria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4671356D9pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-27T20:49:22Z-
dc.date.available2016-05-13-
dc.date.available2016-06-27T20:49:22Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1502-
dc.description.abstractThe virtual tools have changed the relationship between organizations and their stakeholders – a thought defended by authors such as Argenti, Bueno, Nepomuceno, among others – and narrowed the gap between public and private. Consequently, they challenged companies to keep a positive reputation; therefore, the aim of the current study is to assess whether there were changes both in the professional profile and in the status of communication sectors within the organizations. An analysis involving companies affiliated to the Brazilian Association of Corporate Communication (Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) enabled us to check whether the communication management is influenced by changes in social and technological contexts, and thus becomes more strategic. In addition, we assessed whether the work in such sectors turned its attention to corporate communication development. Finally, we investigated whether managers’ skills and competencies have changed in order to face the new the organizational contexts and to draw the desired new profile for professionals in this field. In-depth semi-structured or semi-open qualitative interviews were conducted with the managers of communication sectors and the results enabled analyzing the effects of certain aspects described in the interview contents. Concepts such as organization, organizational communication, image and corporate identity were discussed in theoretical dimensions, as well as contemporary management and skills. The results allow stating, among other things, that the relationships mediated by digital communication tools lead to new challenges faced by organizational communication professionals; however, these challenges do not change the importance given to this sector within corporations.pt_BR
dc.description.resumoPartindo do pressuposto de que as ferramentas virtuais alteraram as relações entre as organizações e seus públicos de interesse - pensamento defendido por autores como Argenti, Bueno, Nepomuceno, entre outros -, diminuindo a distância entre conteúdos públicos e privados e, consequentemente, aumentando o desafio das corporações em manterem a reputação positiva, avaliamos se houve mudanças tanto no perfil dos profissionais quanto no status das áreas de comunicação das organizações. Através da análise de empresas associadas à Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) foi verificado se a gestão da comunicação se altera com as mudanças de contexto social e tecnológico, orientando-se de forma mais estratégica. Examinou-se, também, se houve uma intensificação do trabalho com foco em resultados no desenvolvimento da comunicação corporativa e, por fim, investigamos se as habilidades e as competências dos gestores foram alteradas para enfrentar as mudanças de contexto organizacional e qual o novo perfil desejado para os profissionais da área. Foram realizadas entrevistas qualitativas em profundidade e semiestruturadas ou semiabertas com os gestores das áreas de comunicação. Dos resultados, originou-se uma análise de conteúdo sobre os efeitos de determinados aspectos levantados. Nas dimensões teóricas foram abordados os conceitos de organização, comunicação organizacional, imagem e identidade corporativa, além de gestão e competências contemporâneas. Os resultados permitem afirmar, entre outras considerações, que as formas de relacionamento mediadas pelas ferramentas digitais de comunicação inspiram novos desafios aos profissionais de comunicação organizacional, porém, não são decisivas para a mudança da importância do setor dentro das corporações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectImagem corporativapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectOrganizational communicationpt_BR
dc.subjectComplexitypt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subjectCorporate imagept_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleGestão da comunicação organizacional em tempos de transição: desafios e novas competências profissionais em prol do engajamento e da propagação de valores e significadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.