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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação e trabalho interprofissional em saúde: perspectiva de profissionais do núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica (NASF-AB)
Autor(es): Matos, Larissa Pereira
Primeiro Orientador: Bonomo, Larissa de Freitas
Membro da banca: Carneiro, Angélica Cotta Lobo Leite
Membro da banca: Forechi, Ludimila
Resumo: O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) é composto por profissionais de diferentes profissões que atuam apoiando as equipes de saúde. Objetivou-se compreender a perspectiva dos profissionais do NASF-AB de um município de Minas Gerais sobre a educação e o trabalho interprofissional em saúde. Adotou-se metodologia quali-quantitativa, utilizando-se de aplicação de questionário online e realização de grupo focal. Os desafios encontrados para o trabalho interprofissional foram a existência de lacunas na formação em saúde, ausência de engajamento, fragilidade na integralidade do cuidado, falta de infraestrutura e de integração entre os níveis de atenção. As potencialidades foram o reconhecimento da importância de todos os profissionais para o cuidado integral, integração entre profissionais e entre eles e o paciente/família/comunidade e integração ensino-serviço-comunidade. Tornam-se necessárias mudanças na formação e fortalecimento da educação permanente para implementação das práticas colaborativas interprofissionais.
Abstract: The Expanded Center for Family Health and Primary Care (NASF-AB) is made up of professionals from different professions who work to support health teams. The objective was to understand the perspective of NASF-AB professionals from a municipality in Minas Gerais on education and interprofessional work in health. Quali-quantitative methodology was adopted, using an online questionnaire and conducting a focus group. The challenges found for interprofessional work were the existence of gaps in health education, lack of engagement, fragility in comprehensive care, lack of infrastructure and integration between levels of care. The potentialities were the recognition of the importance of all professionals for comprehensive care, integration between professionals and between them and the patient/family/community, and teaching-service-community integration. Changes in the training and strengthening of permanent education become necessary for the implementation of interprofessional collaborative practices.
Palavras-chave: Educação interprofissional
Aprendizagem colaborativa
Atenção primária à saúde.
Educação permanente
Interprofessional education
Collaborative learning
Primary health care
Life-long learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14936
Data do documento: 10-Jan-2023
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