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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Em outra realidade: um estudo sobre as diferenças nas práticas em jogos online de jovens brasileiros com e sem prevalência em dependência em jogos eletrônicos
Autor(es): Cruz, Gabriel Victor Pereira
Orientador: Corrêa, Stela Cristina Hott
Miembros Examinadores: Carvalho, Nádia
Miembros Examinadores: Oliveira, Solange Riveli de
Resumo: Através dos jogos online pessoas de todas as idades conhecem novos mundos fantásticos, com diferentes regras para além da realidade, onde surgem novas práticas de interação, de conquista, exploração, e principalmente de socialização, apresentando elementos críveis o suficiente para substituir elementos da vida real, podendo gerar algum grau de dependência no jogador. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é compreender as diferenças nas práticas de jogos online desempenhadas por jovens brasileiros com e sem prevalência de dependência em jogos eletrônicos. Os resultados foram alcançados através da análise de conteúdo temático sobre a ótica das Teorias das Práticas aplicada a seis entrevistas em profundidade com jovens com e sem prevalência de dependência em jogos eletrônicos. A análise temática do conteúdo das entrevistas revelou muito do entendimento e do significado da prática, colocando no centro do nexus a interação social como força motriz que faz com que ela se consolide e resista as demandas intrínsecas do estágio de vida vivido pelos jovens adultos. A interação social é presente em todos os momentos da prática, onde jogar online é entendido como uma forma de viver experiências compartilhadas com níveis e graus de sensações equiparáveis a vida real.
Resumen : Through online games, people of all ages get to know new fantastic worlds, with different rules beyond reality, where new practices of interaction, conquest, exploration, and mainly socialization emerge, presenting elements that are believable enough to replace elements of real life. , which may generate some degree of dependence on the player. In this context, the objective of this work is to understand the differences in online gaming practices performed by young Brazilians with and without prevalence of addiction to electronic games. The results were achieved through thematic content analysis from the perspective of Theories of Practices applied to six in-depth interviews with young people with and without prevalence of addiction to electronic games. Thematic analysis of the content of the interviews revealed much of the understanding and meaning of the practice, placing social interaction at the center of the nexus as the driving force that makes it consolidate and resist the intrinsic demands of the stage of life experienced by young adults. Social interaction is present in all moments of practice, where playing online is understood as a way of living shared experiences with levels and degrees of sensations comparable to real life.
Palabras clave : Dependência
Jogos online
Teorias das práticas
Dependency
Online games
Theories of practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14850
Fecha de publicación : 20-dic-2022
Aparece en las colecciones: Administração - Campus GV



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