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Tipo: Dissertação
Título: O trabalho nas centrais de teleatividades e sua relação com a produção do valor no século XXI
Autor(es): Ribeiro, Robson Adriano Mendes
Primeiro Orientador: Oliveira, Ednéia Alves de
Membro da banca: Fortes, Ronaldo Vielmi
Membro da banca: Dutra, Renata Queiroz
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo compreender qual a relação do trabalho dos teleoperadores nas Centrais de Teleatividades com a produção do valor no século XXI. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica que buscou sistematizar as principais questões a respeito do tema. Este estudo procurou aprofundar nosso conhecimento sobre a essência do modo de produção capitalista, apontando quais são suas principais categorias. Buscamos compreender como funciona o processo de valorização do capital e como o crescente avanço tecnológico influencia a produção do valor no século XXI, marcado pela fase financeira, informacional e digital do capitalismo. Por fim, procuramos compreender as características essenciais do Setor de Serviços, local onde se encontram as Centrais de Teleatividades, e do trabalho dos teleoperadores. O trabalho é uma relação social fundamental para existência da sociedade, estudar suas características mais profundas pode fornecer instrumentos importantes para análise da realidade. As Centrais de Teleatividades absorvem constantemente inovações tecnológicas e empregam um grande número de trabalhadores, sendo um espaço privilegiado para estudar algumas características do trabalho no mundo contemporâneo. Os resultados obtidos com esta pesquisa revelaram que o trabalho dos teleoperadores contribui direta ou indiretamente para produção do valor no século XXI, acelerando significativamente o tempo de rotação do capital. A produção em incessante de mercadorias necessita de um consumo com as mesmas proporções. Se uma mercadoria não é consumida, o capital colocado em circulação é perdido. Quanto mais rápido uma mercadoria é consumida, mais rápido poderá ocorrer a produção de uma nova. A mercadoria é uma forma assumida pelo capital e a produção, para o capitalista, nada mais é do que um meio para valorizá-lo.
Abstract: This dissertation aims to understand the relationship between the work of teleoperators in Teleactivity Centers and the production of value in the 21st century. For this, a bibliographical review was carried out that sought to systematize the main questions on the subject. This study sought to deepen our knowledge of the essence of the capitalist mode of production, pointing out its main categories. We seek to understand how the process of capital appreciation works and how the growing technological advance influences the production of value in the 21st century, marked by the financial, informational and digital phase of capitalism. Finally, we seek to understand the essential characteristics of the Service Sector, where the Teleactivity Centers are located, and the work of teleoperators. Work is a fundamental social relationship for the existence of society, studying its deepest characteristics can provide important tools for analyzing reality. The Teleactivity Centers constantly absorb technological innovations and employ a large number of workers, being a privileged space to study some characteristics of work in the contemporary world. The results obtained with this research revealed that the work of telemarketers contributes directly or indirectly to the production of value in the 21st century, significantly accelerating the time of capital rotation. The incessant production of commodities necessitates consumption in the same proportions. If a commodity is not consumed, the capital put into circulation is lost. The faster a commodity is consumed, the faster the production of a new one can occur. The commodity is a form assumed by capital and production, for the capitalist, is nothing more than a means of valuing it.
Palavras-chave: Trabalho
Valor
Valorização do capital
Teleoperadores
Centrais de teleatividades
Value
Capital appreciation
Teleoperators
Teleactivity centers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14843
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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