Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14836
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Clínicas Integradas em odontologia – desafios, oportunidades e perspectivas: uma revisão discutida
Autor(es): Pereira, Viviane Feliciano
Orientador: Soares, Mônica Regina Pereira Senra
Miembros Examinadores: Alcântara, Carlos Eduardo Pinto de
Miembros Examinadores: Rabello, Cleverton Corrêa
Resumo: As clínicas integradas em Odontologia constituem em um desafio para o ensino superior na formação do profissional, que deverá aprender a tratar as condições orofaciais de seu paciente de forma diferenciada no futuro próximo, aliando cada vez mais a Odontologia e as novas tecnologias. Objetivou-se com este estudo de revisão discutida entender o conceito de clínica integrada e suas perspectivas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Foi realizado um levantamento bibliográfico sistematizado nos seguintes bancos de dados eletrônicos: Lilacs, PubMed e Scielo. Os termos em português e inglês “Odontologia” (do inglês, dentistry), “Clínica Integrada” (do inglês, integrated clinic OR clinical clerkship), “Estudos Interdisciplinares” (do inglês, interdisciplinary studies) “Educação Odontológica” (do inglês, dental education OR health dental education) e “currículo” (do inglês, curriculum) foram utilizados como palavras-chaves desta pesquisa. Foram eleitos 23 artigos para esta revisão e extraídas as ideias principais dos textos tendo como base as metodologias utilizadas e os principais resultados. Os autores foram unânimes em ressaltar que as clínicas integradas em Odontologia exercem influência na formação e no preparo do egresso generalista através do treinamento sobre um planejamento global, inter e multidisciplinar como pilar essencial para um currículo integrativo e inovador.
Resumen : How the integrated clinics in Dentistry form a challenge for higher education in the training of professionals, who learn to treat their patient's orofacials differently in the near future, increasingly allying Dentistry with new technologies. The objective of this discussed review study was to understand the concept of integrated clinic and its perspectives in line with the National Curriculum Guidelines. A systematic bibliographic survey was carried out in the following electronic databases: Lilacs, PubMed and Scielo. The Portuguese and English terms “Odontologia”, “Clínica Integrada” (integrated clinic OR clinical clerkship), “Estudos Interdisciplinares” (interdisciplinary studies), “Educação Odontológica” (from English, dental education OR health dental education) and “curriculum” were used as keywords for this research.Twenty-three articles were chosen for this review and the main ideas of the texts were extracted based on the methodologies used and the main results. The authors were unanimous in emphasizing that integrated dentistry clinics influence the training and preparation of generalist graduates through training in global, inter and multidisciplinary planning as an essential pillar for an integrative and innovative curriculum.
Palabras clave : Odontologia
Educação Odontológica
Currículo
Clínica Integrada
Estudos Interdisciplinares
Dentistry
Integrated Clinic
Interdisciplinary Studies
Dental Education
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14836
Fecha de publicación : 20-jul-2022
Aparece en las colecciones: Odontologia - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons